A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) abre, nesta terça-feira (16), as inscrições para o Vestibular Uneb 2026. Ao todo, serão ofertadas 5.974 vagas em cursos de graduação em todo o estado, distribuídas entre modalidades presencial e a distância.
Do total, 4.219 vagas são para cursos presenciais, 600 vagas para a modalidade EaD ofertada pela Uneb e 1.155 vagas para cursos a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Segundo o edital, 40% das vagas serão reservadas para candidatos negros, além da previsão de 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, autistas e indivíduos com altas habilidades. Os beneficiários devem atender aos critérios de autodeclaração, escolaridade integral em rede pública, renda familiar máxima e demais exigências previstas no edital.
As inscrições ficam abertas até 8 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa de inscrição é de R$ 90, com prazo para pagamento conforme o boleto gerado.
As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. O edital completo apresenta a lista de cursos, quadro de vagas, cronograma do processo e documentação exigida.
A Uneb também abriu inscrições para isenção da taxa de inscrição, disponíveis nos dias 16 e 17 de setembro. Podem solicitar o benefício estudantes concluintes ou egressos da rede pública estadual ou municipal da Bahia, inclusive os que concluíram por exames supletivos.
Servidores das universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), bem como seus filhos, cônjuges e dependentes de primeiro grau, também podem solicitar a isenção.
O resultado da primeira etapa será divulgado em 19 de setembro. Os aprovados deverão entregar documentação entre 24 e 25 de setembro. A lista final dos contemplados será publicada até 1º de outubro. Quem não for contemplado poderá pagar a taxa normalmente para participar da seleção.
Após a aprovação, os estudantes poderão ser beneficiados por políticas de permanência estudantil, como programas de bolsas (Auxílio Complementar, Auxílio Permanência, Auxílio Parental, Auxílio Indígena Apako Zabelê, Auxílio Regime de Alternância, Auxílio Emergencial e apoio a viagens e eventos), moradia estudantil na Casa dos Estudantes, além de suporte psicossocial pela Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Estudante (Emae).
A Uneb destaca ainda seu compromisso com a internacionalização acadêmica, com 79 acordos de cooperação internacional e editais de mobilidade para estudantes de graduação, que incluem benefícios como passagens, auxílio de instalação e bolsa-auxílio.
Mín. 19° Máx. 26°