Neste sábado (2), às 13h30, o Univerciência mostra um aplicativo que utiliza a inteligência artificial para contar a história de uma antiga igreja de Fortaleza, e um estudo que busca identificar possíveis adulterações no azeite. O programa também traz uma pesquisa que investiga os efeitos da atividade física para o bem-estar e saúde mental de pessoas idosas, e o trabalho de pesquisadores com foco no melhoramento genético de abelhas-rainhas.
Demonstrando que a tecnologia pode ser uma forte aliada da educação, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram um aplicativo que resgata a história de uma antiga igreja de Fortaleza, utilizando recursos de realidade aumentada e inteligência artificial para promover conhecimento.
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um estudo está sendo desenvolvido para identificar possíveis adulterações no azeite. A pesquisa é um importante avanço tecnológico para a segurança alimentar, e busca proteger consumidores de práticas fraudulentas.
Na área da saúde, o programa apresenta uma pesquisa conduzida no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, que busca entender os impactos da atividade física na vida de pessoas idosas. O estudo analisa os efeitos dessas atividades na saúde mental dessa parcela da população.
Encerrando a edição, o Univerciência mostra uma pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, que investiga o melhoramento genético de abelhas-rainhas africanizadas. A introdução dessas abelhas geneticamente aprimoradas nas colmeias pode aumentar em até 40% a produção de mel das colmeias.
O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
Inteligência Artificial, azeite, atividade física para idosos e abelhas-rainhas no Univerciência
Quando: sábado (02), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (06), às 19h
Onde: TVE, tve.ba.gov.br e Canal 222 das novas parabólicas digitais
Fonte
Ascom/Irdeb
Mín. 18° Máx. 23°