O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador poderá, futuramente, chegar até o município de Alagoinhas. A proposta foi discutida durante reunião entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira gerida pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com sede na China.
De acordo com reportagem do jornal A Tarde, Jerônimo apresentou a Dilma o projeto de um VLT partindo da capital baiana e passando por Simões Filho, Camaçari e Alagoinhas. Segundo o governador, o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) já aprovou recursos para a elaboração dos estudos técnicos da proposta. A etapa seguinte será a captação de financiamento para a execução da obra.
“Nós já temos um dinheiro aprovado no PAC agora, para elaborar esse projeto. É um VLT até Alagoinhas. A gente tem feito um estudo sobre viabilidade econômica, carregando as pessoas de Simões Filho, de Camaçari. Já temos dinheiro no PAC para iniciar o projeto e já estou negociando com os bancos a possibilidade de, daqui a um ano, um ano e meio, dois anos, a gente pautar a viabilidade”, afirmou Jerônimo.
A expectativa do governo baiano é de que Dilma Rousseff, por meio do NDB, possa viabilizar o financiamento necessário para a implantação do modal nos próximos anos. O projeto vem sendo estudado há pelo menos dois anos pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), com o nome de “VLT Metropolitano”.
Inicialmente, o plano era interligar municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). No entanto, Jerônimo solicitou a ampliação do traçado, com a inclusão de Alagoinhas no itinerário. Caso a proposta avance, o VLT integrará um sistema de transporte regional ampliado, complementando o traçado urbano já em construção em Salvador, que conta com 36,4 km distribuídos em três trechos: Calçada–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–orla de Piatã.
Mín. 20° Máx. 27°