Foi assinada nesta segunda-feira (19), a ordem de serviço que marca a retomada da duplicação da BR-101, no trecho entre Alagoinhas e a divisa da Bahia com Sergipe. A obra, considerada estratégica para o desenvolvimento da região Norte do estado, é parte do esforço conjunto do governo federal e do governo da Bahia para reestruturar a malha viária e impulsionar a economia local.
Com investimento estimado em R$ 300 milhões, a duplicação será executada pela empresa COP Engenharia e contempla um trecho total de 83 quilômetros, que vai de Alagoinhas até a divisa entre Bahia e Sergipe. A expectativa é que cerca de 200 novos postos de trabalho sejam criados, com prioridade para a contratação de mão de obra local.
A notícia foi comemorada pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT/BA), que esteve presente no evento ao lado do prefeito Gustavo Carmo, do vice-prefeito Luciano Sérgio (PT/BA) e do deputado estadual Radiovaldo Costa (PT/BA). “Estivemos com o ministro em Brasília no mês passado justamente para cobrar o andamento desta obra que é importantíssima para trazer desenvolvimento. Agora o sonho vai virar realidade e essa aqui é a prova da força da parceria entre o governo do presidente Lula e o nosso governador”, afirmou o parlamentar.
O deputado estadual Radiovaldo Costa acompanhou de perto o anúncio e reforçou a importância da intervenção: “Essa duplicação representa um avanço enorme na infraestrutura da região. Vai facilitar o escoamento de produção, melhorar o tráfego entre cidades importantes e, acima de tudo, gerar emprego e oportunidades para o povo baiano.”
A BR-101 é uma das principais rodovias do país, e seu trecho no território baiano possui gargalos históricos de mobilidade. A obra havia sido interrompida nos últimos anos, mas agora será retomada com novo cronograma de execução. Até o final do mês de julho, também será publicado o edital de licitação para a duplicação da estrada que liga Alagoinhas até a BR-324.
Segundo Radiovaldo, a duplicação integra um conjunto de ações articuladas com o governo do presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues, visando garantir obras estruturantes para o estado.
A requalificação da via é especialmente importante para municípios como Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Rio Real, Cardeal da Silva, Jandaíra, Araçás, Conde, Cajutiba, entre outros, que terão impacto direto na circulação de mercadorias e pessoas. “Com mais segurança nas estradas e uma logística eficiente, a região ganha força para atrair investimentos, ampliar seu parque industrial e fomentar o turismo”, acrescentou Radiovaldo.
A previsão é que a duplicação também traga impacto positivo na geração de empregos durante sua execução, com oportunidades para trabalhadores da construção civil e serviços relacionados. O deputado destacou que continuará acompanhando a evolução da obra, cobrando transparência, agilidade e responsabilidade social em cada etapa.
.
Mín. 20° Máx. 27°