Durante entrevista que nos foi concedida nesta segunda-feira (18), o deputado estadual Radiovaldo Costa trouxe novas informações relevantes sobre a retomada das atividades de exploração de petróleo no Litoral Norte e Agreste baiano. Segundo ele, a chegada de sondas e o início das perfurações devem impactar positivamente a economia local, gerando emprego, renda e aumento dos royalties para os municípios da região.
“Em relação à questão da exploração de petróleo na região, conforme anunciei anteriormente, já chegou a primeira sonda, e mais duas maiores devem chegar em julho e agosto: uma da EBS Perfurações, empresa do Rio Grande do Norte, e outra da CONTERP, empresa baiana especializada em intervenção de poços”, afirmou o parlamentar.
Foto de Jhon Almeida
Radiovaldo explicou que a previsão inicial é que essas três sondas perfurem, juntas, cerca de 100 poços nos próximos três anos. “Claro que esse cronograma pode mudar, para um prazo maior, chegando até cinco anos. Mas a meta é perfurar 100 poços, cada sonda perfurando em média 35 poços ao longo desses três anos, porque cada sonda geralmente perfura 10, 11, 9 poços por ano, dependendo do poço, porque tem particularidades que não dá para prever, então eles fazem essa conta”, detalhou.
As áreas contempladas nessa nova fase de perfuração incluem a região de Bálsamo — que abrange os municípios de Entre Rios, Cardeal da Silva e Esplanada —, além das regiões de Araçás, São Sebastião do Passé e Buracica, em Alagoinhas. De acordo com o deputado, Araçás é considerado um campo especialmente promissor, com alta demanda de exploração.
Apesar de ainda não haver um cronograma fixo para todas as perfurações, os trabalhos terão início conforme forem liberadas as locações. Paralelamente, também será iniciado o uso das chamadas sondas de produção (SPTs – Standard Penetration Test), que atuam nos poços já perfurados e em operação. “Elas não perfuram, trabalham nos poços que já são produtores. Até o final do ano, teremos um total de 23 SPTs operando aqui na Bahia. Hoje, já temos 13 e vão colocar mais 10, com o objetivo de aumentar a produção dos poços já produtores”, informou Radiovaldo.
O investimento previsto para esse conjunto de ações chega a R$ 16 bilhões, com uma meta ambiciosa para os próximos quatro anos: elevar a produção para 30 mil barris de petróleo por dia na região.
Mín. 17° Máx. 25°