O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) emitiu um alerta à população sobre tentativas de golpes envolvendo os programas CNH da Gente e CNH na Escola, que visam oferecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente para pessoas de baixa renda e estudantes da rede pública estadual.
Mesmo antes do lançamento oficial dos editais, previsto para os próximos 70 dias, criminosos têm se passado por representantes do Detran-BA, entrando em contato com possíveis beneficiários e solicitando pagamentos via PIX ou transferência bancária para garantir vagas nos programas.
O analista de T.I., Malcolm Viana, relatou que, embora não tenha sido vítima do golpe, tomou conhecimento da fraude por meio de amigos e familiares. "Algumas pessoas relataram sobre contatos referentes a conseguir vaga (no programa). Aí depositavam ou faziam PIX para garantir ou guardar vaga para fazer a CNH Social", afirmou.
O Detran-BA esclarece que não realiza contato com os cidadãos por meio de redes sociais, e-mail, WhatsApp ou telefone para solicitar pagamentos ou dados pessoais. Todas as informações oficiais sobre os programas serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do órgão e do Governo do Estado da Bahia
Para participar dos programas CNH da Gente e CNH na Escola, é imprescindível que o Cadastro Único (CadÚnico) dos interessados esteja atualizado. Outros documentos comprobatórios poderão ser solicitados conforme a categoria pretendida na CNH, cujos detalhes serão informados nos editais oficiais.
O Detran-BA reforça a importância de que a população desconfie de qualquer solicitação de pagamento antecipado ou oferta de facilidades para obtenção da CNH. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem procurar diretamente os meios oficiais do Governo do Estado e do Detran-BA para obter informações seguras e evitar cair em golpes.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 17° Máx. 25°