O prefeito Gustavo Carmo e o secretariado municipal se reuniram com moradores da Rua do Catu e vizinhança para dialogar sobre o projeto de revitalização do viaduto localizado na região. O encontro aconteceu na noite dessa segunda-feira, 7, no Galpão do Juta, e atraiu interessados em discutir a situação do elevado, que está sem uso há um ano.
Prefeito e secretários
Para o Superintendente de Participação Popular, Tárcio Mota, qualquer tipo de demanda pública requer um diálogo direto com os cidadãos. Em função disso, a SPP organizou a escuta de moradores, comerciantes e todas as pessoas que acabam sendo impactadas por qualquer situação relativa ao viaduto. Foi um momento para esclarecimento das dúvidas existentes sobre o projeto protocolado na CONDER sob nº 043.4125.2025.0003736-35, como publicamos em 20.03.2025.
Projeto de recuperação completa do Viaduto da Rua do Catu aguarda retorno da CONDER
Tarcio Mota - Superintendente da SSP
A secretária municipal de Obras e Projetos, Maria das Graças Reis, explicou o processo do diagnóstico: “Após escanear toda a área, a pedido do prefeito Gustavo Carmo, chegamos a um projeto conclusivo e nos emprenhamos em buscar recursos para fazer a recuperação do viaduto de forma definitiva”, afirmou.
“A proposta é substituir a parte da estrutura do viaduto construída com geomanta – tecnologia feita de areia e argila – por geogrelha, que é mais resistente. Hoje, o projeto está tramitando na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e já houve sinalização em ajudar o município na recuperação do viaduto”, complementou a secretária.
O prefeito Gustavo Carmo reiterou o compromisso da Prefeitura em resolver a questão do viaduto. “Estamos tratando de um equipamento que está parado, sem a sua função plena, trazendo um grande transtorno para toda a cidade, mas, principalmente, para quem circula na região.
Segundo o presidente da associação de moradores do Morada do Sol (bairro Catu), Josenildo Santos, a construção do viaduto foi um determinante para o desenvolvimento da região. Morador há 25 anos e com propriedades no local há 32 anos, Josenildo acompanhou a valorização dos imóveis e o crescimento do bairro após a construção do elevado.
A presidente da Associação de Moradores do Teresópolis, Sandra Regina, também se posicionou a favor da revitalização: “Enquanto presidente de bairro, ouvindo os moradores, me pergunto: como vamos demolir esse viaduto após 20 anos, se naquela localidade se necessita tanto de mobilidade, visto os engarrafamentos e acidentes? Nós, da comunidade do Teresópolis, queremos a revitalização do viaduto e acreditamos que a gestão do prefeito Gustavo Carmo e do vice-prefeito Luciano Sérgio terá responsabilidade para fazer isso acontecer”.
Mín. 21° Máx. 31°