Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Celso Mendes de Lima, localizado no município de Conde, participaram de uma aula interdisciplinar que uniu saberes e promoveu uma aprendizagem a partir de uma receita regional: O BOLO DE MANGABA.
A atividade envolveu as disciplinas de Matemática e Química. Por meio da receita, os alunos puderam trabalhar conceitos matemáticos como transformação de unidades, medidas de massa e volume. Na Química, o destaque foi para a redução da acidez da fruta e o processo de fermentação, aspectos fundamentais para o preparo do bolo.
A mangaba, fruta abundante na região, foi o ponto de partida para uma experiência que valorizou o conhecimento local e despertou o interesse dos alunos por conteúdos científicos. A aula destaca se pelo uso de metodologias ativas, nas quais os estudantes assumem o papel de protagonistas na construção do conhecimento. Esse tipo de abordagem pedagógica tem se mostrado uma das formas mais eficazes de aprendizagem, pois conecta teoria e prática de forma envolvente e contextualizada.
A iniciativa também evidencia o empenho e a criatividade dos professores, que, ao planejarem atividades integradoras como essa, fortalecem o vínculo entre os conteúdos curriculares e a vivência dos alunos. A condução da atividade ficou por conta da professora de Química, Tarciane Santana, que guiou os alunos na experimentação e nas reflexões sobre os processos químicos envolvidos na receita.
✔ Receita de Bolo de Mangaba:
▪4 ovos
▪3/4 de xícara de óleo
▪1 xícara e 1/2 de açúcar
▪1 xícara e 1/2 de polpa de mangaba
▪2 xícaras de farinha de trigo
▪2 colheres de fermento em pó
A atividade, além de ensinar na prática os conteúdos das disciplinas, despertou o interesse dos estudantes pela ciência e pela cultura local. Aulas como esta mostram como a escola pode ser um espaço dinâmico, criativo e conectado com a realidade dos alunos, estimulando o aprendizado de forma prazerosa e significativa.
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