Sábado, 28 de Março de 2026
21°C 30°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Projeto Glitter Ecológico: Educação e Sustentabilidade no Carnaval!

Os alunos do 2º ano do curso técnico em Agroindústria do Colégio Estadual Celso Mendes, localizado no município de Conde, desenvolveram um bioglitter sustentável à base de amido de milho, mostrando que é possível unir criatividade e consciência ambiental.

27/02/2025 às 14h38 Atualizada em 27/02/2025 às 15h17
Por: Redação Fonte: Ascom/NTE 18
Compartilhe:
Foto: José Edilson/SEC
Foto: José Edilson/SEC

A iniciativa, que envolve as disciplinas de Química, Biologia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), busca oferecer uma alternativa ecológica ao glitter convencional, feito de microplásticos prejudiciais ao meio ambiente. Com isso, os estudantes não só́ ampliam seus conhecimentos científicos, como também assumem o protagonismo na busca por soluções sustentáveis.

Foto
Foto: José Edilson/SEC

O projeto reforça a importância da pesquisa e da inovação no contexto da sustentabilidade, especialmente em períodos festivos como o Carnaval, que gera um grande volume de resíduos, incluindo plásticos descartáveis e microplásticos de enfeites carnavalescos.

Com a orientação da professora de Biologia Patrícia Mendes, da professora de Química Tarciane Santos e do professor da Formação Técnica Edson Lobo, os alunos Natiane Dantas, Wellington Santos e Gleice Lopes, realizaram pesquisas sobre ingredientes biodegradáveis e o uso de corantes naturais, como jamelão, feijão azul, hibisco e urucum, encontrados em abundância na região e utilizados como tingimento ecológico. Com isso, os estudantes ampliaram seu conhecimento sobre a biodiversidade local e as possibilidades de aplicação sustentável desses recursos.

Foto
Foto: José Edilson/SEC

 

O Núcleo Territorial de Educação (NTE 18) e a Secretaria de Educação do Estado seguem incentivando projetos que unem educação, ciência e sustentabilidade. Parabenizamos os estudantes, professores e a gestora do Colégio Estadual Celso Mendes pelo compromisso com uma educação inovadora e consciente

Foto
Foto: José Edilson/SEC

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias