Os motoristas baianos têm até o dia 7 de fevereiro para aproveitar o desconto de 15% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. Além do abatimento, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) disponibilizou o pagamento do tributo via Pix, tornando o processo mais rápido e prático.
Para realizar o pagamento utilizando o Pix, basta acessar a plataforma https://www.ba.gov.br/, fazer login com usuário e senha, selecionar o serviço "Pagar Licenciamento Cota Única" e inserir o número do Renavam do veículo. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) gerado conterá um QR Code para efetuar o pagamento via Pix.
Além do Pix, o IPVA pode ser quitado em agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apresentar o número do Renavam. Os contribuintes também podem utilizar os aplicativos e sites desses bancos para realizar o pagamento.
Quem não conseguir pagar o imposto até 7 de fevereiro pode aproveitar o desconto de 8% ao quitar o valor integral até a data de vencimento da primeira cota do parcelamento, conforme o calendário do IPVA 2025.
A Sefaz-BA manteve a possibilidade de parcelar o imposto em até cinco vezes, respeitando o calendário anual baseado no número final da placa do veículo. É importante destacar que débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito devem ser quitados até o prazo final do pagamento da cota única ou da última parcela do IPVA.
Para optar pelo parcelamento, o valor do imposto deve ser igual ou superior a R$ 120. Já os débitos de anos anteriores só poderão ser parcelados caso sejam pagos junto com o valor do exercício atual.
De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Augusto Guenem, as condições especiais fazem parte de uma estratégia para facilitar o pagamento pelos contribuintes. “Os descontos e condições de parcelamento foram pensados para oferecer mais opções e comodidade. O objetivo é garantir que todos possam quitar o imposto da maneira que for mais conveniente”, afirmou Guenem.
A Bahia possui uma frota tributável de aproximadamente 2,5 milhões de veículos. O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Estado, e o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado.
Os contribuintes devem estar atentos às datas e condições oferecidas pela Sefaz-BA para evitar atrasos e aproveitar as facilidades de pagamento.
Mín. 20° Máx. 34°