Quinta, 26 de Dezembro de 2024
19°C 34°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Boas estratégias digitais podem impulsionar as vendas no Natal

Especialista em mercado digital destaca como personalização e planejamento podem impulsionar vendas no Natal

19/12/2024 às 19h46
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
JobSpace
JobSpace

O Natal é uma das épocas mais lucrativas do ano para o comércio. Porém, com a crescente competição no mercado digital, é essencial que os negócios invistam em estratégias inteligentes para se destacar e atrair consumidores.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o e-commerce deve movimentar R$ 23,33 bilhões no Natal de 2024, o que representa um aumento de 9,91% em relação a 2023. A ABComm também estima que o ticket médio por transação deve ser de R$ 639 e o número de pedidos deve ser de 36,48 milhões. Segundo especialistas, a combinação de planejamento, criatividade e ferramentas digitais pode transformar as vendas de fim de ano.

“Hoje, a jornada do consumidor começa, muitas vezes, no ambiente on-line. Estar presente nesse espaço com uma estratégia bem definida é o primeiro passo para atrair clientes e gerar vendas”, explica o jornalista e estrategista digital, Janiel Kempers. Para ele, o diferencial está na personalização da experiência do cliente e no uso eficaz de plataformas como redes sociais, e-commerce e campanhas de e-mail.

Os consumidores estão mais exigentes e esperam ofertas relevantes e personalizadas. “Investir em ferramentas que analisam dados do cliente para oferecer produtos que realmente os interessem é fundamental”, aponta Kempers. “Além disso, sites rápidos, intuitivos e com boa navegabilidade são indispensáveis”.

As redes sociais desempenham um papel crucial nessa época. Campanhas criativas, como sorteios, desafios interativos e promoções exclusivas, ajudam a atrair atenção e engajamento. “Apostar no conteúdo visual e em estratégias como os reels e stories no Instagram pode dar um alcance significativo à marca”, sugere o especialista.

Outra dica é planejar promoções com antecedência. Ofertas com frete grátis, combos e descontos para compras antecipadas são atrativas. Além disso, o remarketing – ou seja, impactar novamente clientes que já visitaram o site ou adicionar produtos ao carrinho – é uma estratégia eficiente. “Muitas vezes, o cliente precisa de um empurrãozinho para finalizar a compra. O remarketing é como aquele lembrete oportuno”, comenta Kempers.

Planejar a campanha com antecedência é essencial. Desde criar um cronograma de postagens até garantir que o estoque esteja pronto para a demanda. “A preparação começa meses antes, com análises de mercado e definição de metas. Quem deixa para última hora acaba perdendo oportunidades preciosas”, alerta Kempers.

Com uma estratégia digital bem elaborada, pequenos e grandes negócios podem transformar o Natal em uma oportunidade de crescimento e fidelização de clientes. Como enfatiza Janiel Kempers: “O ambiente digital é democrático. Qualquer negócio pode se destacar, desde que invista tempo e criatividade em entender e atender às necessidades do consumidor”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Alagoinhas, BA
22°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 34°

22° Sensação
3.19km/h Vento
83% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h09 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sex 34° 19°
Sáb 34° 20°
Dom 34° 19°
Seg 34° 20°
Ter 35° 20°
Atualizado às 21h01
Economia
Dólar
R$ 6,17 -0,13%
Euro
R$ 6,44 +0,08%
Peso Argentino
R$ 0,01 +1,75%
Bitcoin
R$ 625,826,09 +0,04%
Ibovespa
121,077,50 pts 0.26%
Lenium - Criar site de notícias