A Ford Brasil anunciou nesta terça-feira (5) a expansão do programa social Ford Enter na Bahia, em uma iniciativa da Ford Philanthropy em parceria com o Senai. O projeto, voltado para capacitar pessoas de baixa renda em tecnologia, abre 300 vagas com inscrições disponíveis até 28 de novembro. As aulas começam em janeiro e ocorrerão no Senai Cimatec, em Piatã, e no Cimatec Digital, no Pelourinho.
Podem se inscrever jovens a partir de 16 anos, moradores da Região Metropolitana de Salvador, que estejam em situação de vulnerabilidade econômica (renda familiar de até quatro salários mínimos) e tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio. Não é necessário ter experiência prévia na área de tecnologia.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Ford, na aba dedicada ao programa Enter. Durante coletiva de imprensa no Senai Cimatec, a gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford, Roberta Madke, destacou a importância da iniciativa para suprir a falta de profissionais qualificados. “Segundo a Brasscom, até 2025, o setor terá um déficit de 532 mil profissionais. São vagas que deixam de ser preenchidas pela falta de mão de obra qualificada”, explicou.
Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Relações Públicas da Ford América do Sul, ressaltou que o projeto, iniciado há dois anos em São Paulo e expandido para Argentina, Chile, Peru e Colômbia, já formou 400 profissionais, dos quais metade está empregada. “O Ford Enter impactou mais de 15 mil inscritos e mudou a vida de 400 famílias com formação técnica e suporte na busca por emprego”, afirmou.
A programação da coletiva incluiu uma visita ao Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Camaçari. Alex Machado, diretor de Desenvolvimento de Produtos, destacou que o local conta com mais de 1.500 engenheiros que contribuem para o ecossistema global de inovação da Ford. “Nossa equipe brasileira é responsável por cerca de um terço das tecnologias presentes nos veículos Ford em todo o mundo, como sistemas semiautônomos e veículos elétricos”, apontou.
Machado também enfatizou a relevância da parceria de 20 anos com o Senai, que oferece uma infraestrutura moderna e um corpo técnico de excelência. “Estamos plantando uma semente para, futuramente, ampliar ainda mais o impacto dessa iniciativa e, quem sabe, multiplicar o número de oportunidades”, concluiu.
O programa Ford Enter reflete o compromisso da empresa em investir na formação de novos talentos, especialmente após a reestruturação que levou ao fechamento de suas fábricas em 2021 e à mudança de foco para veículos SUV, pick-ups e comerciais.
Mín. 19° Máx. 34°