Os proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 devem estar atentos aos prazos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para aqueles que optaram pela quitação parcelada ou para pagamento em cota única, as datas limite estão se aproximando. O prazo para veículos com placas terminadas em 7 é 30 de outubro, enquanto para as placas final 8, o vencimento ocorre em 31 de outubro. Além disso, os motoristas que estão pagando o IPVA parcelado devem observar que os prazos para pagamento da quarta cota para veículos com placas de finais 9 e 0 também vencem nos dias 30 e 31 de outubro, respectivamente.
Para efetuar o pagamento, o contribuinte pode se dirigir a uma agência bancária, utilizar um caixa eletrônico ou realizar o procedimento por meio dos aplicativos ou sites dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob). Basta ter em mãos o número do Renavam do veículo.
Todas as informações relacionadas ao calendário de pagamento do IPVA estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, acessando o Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato com o call center pelo telefone 0800 071 0071 ou enviar um e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br.
Licenciamento completo
Além do pagamento do IPVA, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lembra que o licenciamento completo do veículo inclui o pagamento de outras obrigações, como o licenciamento anual e eventuais multas de trânsito.
O Detran também reforça que, desde o início da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), o documento não é mais enviado para o endereço dos proprietários. Após a quitação de todas as taxas, o documento pode ser impresso ou salvo em formato digital em um celular. O CRLV-e pode ser obtido no site oficial do Detran-BA (http://www.ba.gov.br) ou através de aplicativos para dispositivos móveis.
Os motoristas que não estiverem com o licenciamento em dia poderão sofrer penalidades, como multas, apreensão do veículo e pontos na carteira de habilitação, de acordo com as normas vigentes do Código de Trânsito Brasileiro.
Mín. 18° Máx. 33°