
volume de serviços na Bahia expandiu 1,2% em agosto de 2024 em comparação ao mês anterior, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Esse resultado positivo contrasta com a queda de 0,4% registrada na média nacional, refletindo uma recuperação em relação à leve retração de 0,1% contabilizada no estado em julho.
Na comparação com agosto de 2023, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 3,5%, enquanto o Brasil apresentou uma leve queda de 0,4%. Três das cinco atividades pesquisadas impulsionaram o desempenho positivo da Bahia, com destaque para os serviços prestados às famílias, que avançaram 12,3%, seguidos pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 11%, e os serviços de informação e comunicação, que subiram 3,6%. No entanto, o setor de transportes e correio (-1,0%) e outros serviços (-9,4%) apresentaram retração.
Destaques por setores
No acumulado entre janeiro e agosto de 2024, o setor de serviços na Bahia cresceu 1,1%, impulsionado, principalmente, pelos serviços prestados às famílias (+8,3%) e pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (+3,0%). Serviços de informação e comunicação mantiveram estabilidade, enquanto transportes e correio (-0,9%) e outros serviços (-4,7%) pressionaram negativamente o resultado.
Olhando para os últimos 12 meses, o volume total de serviços na Bahia registrou um crescimento de 2,4%, novamente superando a média nacional de 1,9%. Mais uma vez, os serviços voltados às famílias lideraram o crescimento, com alta de 7,2%, seguidos pelos serviços profissionais e complementares (+5,9%) e serviços de informação e comunicação (+4,5%).
Turismo também impulsiona crescimento
As atividades turísticas na Bahia também apresentaram desempenho positivo em agosto de 2024, com crescimento de 0,9% em comparação ao mês anterior, colocando o estado entre os seis locais que apresentaram expansão no setor, segundo a pesquisa. Quando comparado com agosto de 2023, o crescimento do turismo foi ainda mais expressivo, com alta de 10,2%, a segunda maior variação positiva entre as regiões pesquisadas.
No acumulado entre janeiro e agosto de 2024, o turismo na Bahia cresceu 8,2%, também a segunda maior expansão regional, superando a média nacional de 1,5%. Essa trajetória positiva reflete os esforços para fortalecer o setor, principalmente com o aumento do fluxo de turistas e a recuperação de atividades que foram fortemente impactadas pela pandemia.
Com esses resultados, o setor de serviços e o turismo na Bahia demonstram resiliência e indicam perspectivas positivas para o restante do ano, contribuindo significativamente para a recuperação econômica e a geração de empregos no estado.
Mín. 20° Máx. 34°