
Ao longo do mês de outubro, as chuvas devem retornar gradualmente em diversas regiões do Brasil, com destaque para o Centro-Sul, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações serão mais frequentes no Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e partes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com o retorno das frentes frias favorecendo essas áreas.
Segundo o meteorologista Guilherme Alves, do Climatempo, a chuva deve ficar dentro ou acima da média em boa parte do Sudeste, Sul e Mato Grosso do Sul. "A frequência de passagens de frentes frias na região deve favorecer esse cenário", afirmou.
Contudo, a chuva deve permanecer abaixo da média em regiões do Nordeste, norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. A situação é semelhante no sudoeste do Amazonas e do Pará, onde as precipitações também podem ser inferiores ao esperado. Para essas áreas, as chuvas devem ficar de 20 a 30 milímetros abaixo do esperado para o mês.
A situação é agravada pelo verão amazônico, que deixa a região Norte e partes do Nordeste com pouca chuva. "No interior do Nordeste e norte do Mato Grosso, as chuvas ficam abaixo da normalidade", explicou Alves.
As temperaturas também devem ser acima da média em grande parte do Brasil, principalmente em Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, com picos acima de 28ºC. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, por outro lado, terão temperaturas mais amenas, com áreas de maior altitude no Sul e Sudeste registrando temperaturas inferiores a 17ºC.
A previsão de um início de outubro com massa de ar quente contribui para esse cenário de calor intenso, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com temperaturas até um grau e meio acima da média esperada.
Mín. 18° Máx. 28°