O ex-marido de Helmarta Sousa Santos Luz, de 38 anos, que estava desaparecida desde a última terça-feira (24), confessou ter assassinado a mulher e jogado seu corpo da Ponte do Funil, em Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador. Carlos Mendes dos Júnior admitiu o crime durante depoimento à Polícia Civil de Valença, nesta quarta-feira (25), conforme informou o delegado José Raimundo Neri.
De acordo com o delegado, Carlos utilizou uma corda para matar Helmarta por volta das 15h de terça-feira, após uma discussão. O corpo da vítima foi colocado no porta-malas de um carro e transportado até a ponte, onde foi jogado no mar. Equipes do Corpo de Bombeiros realizam buscas na área para localizar o corpo, mas até a noite desta quinta-feira (27), o cadáver ainda não havia sido encontrado. As buscas serão retomadas na manhã desta sexta-feira (28).
Ex-marido de mulher desaparecida após sair de casa para trabalhar no baixo sul da Bahia é preso — Foto: Arquivo Pessoal
O suspeito teve sua prisão temporária decretada e está à disposição da Justiça. Ele foi detido na quarta-feira, após prestar depoimento à Polícia Civil, onde apresentou várias contradições. Durante a investigação, câmeras de segurança desmentiram seu depoimento, e marcas de arranhões em seu corpo levantaram suspeitas. Inicialmente, Carlos negou envolvimento no desaparecimento, mas acabou confessando o crime.
Helmarta foi vista pela última vez ao sair de sua casa no bairro Tamarineiro, em Valença, informando que iria para o trabalho. Segundo familiares, o relacionamento entre Helmarta e Carlos terminou há oito meses, após uma série de ameaças e comportamentos possessivos por parte do ex-marido. A irmã da vítima, Márcia Sousa, destacou o comportamento controlador de Carlos, afirmando que Helmarta estava vivendo um novo relacionamento, o que pode ter motivado o crime.
"Ele é ciumento e controlador. Quando ela decidiu se separar, ele não aceitou e sempre a ameaçava. Soubemos disso pela filha deles. Há cerca de um mês, ela começou um novo relacionamento", afirmou Márcia Sousa.
Mín. 18° Máx. 33°