
Após um período de calor intenso em grande parte do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o retorno das chuvas nesta semana em todas as regiões do Brasil. O alerta de "muitas nuvens com pancadas isoladas" se aplica a estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Essa tendência de chuvas pode ser explicada pelo fato de agosto e o início de setembro serem o auge da estação seca no Brasil. A partir da segunda metade de setembro, historicamente, as chuvas começam a retornar lentamente para áreas secas do Centro do Brasil, onde queimadas têm se intensificado.
Segundo o MetSul, as precipitações devem ocorrer nos próximos 15 dias em pontos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No entanto, as chuvas serão mal distribuídas e de baixo volume em várias regiões, com maior concentração de precipitações na região Sul.
Apesar das chuvas, o calor continua a ser uma preocupação. A segunda metade de setembro deverá ser menos quente que os primeiros dias do mês, porém, as temperaturas muito acima da média devem persistir no Centro-Oeste, Sudeste e norte da região Sul. Estados como Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo devem continuar registrando temperaturas próximas ou superiores a 40ºC.
A previsão é que setembro possa se tornar o mês mais quente já registrado em várias localidades do Centro-Oeste, Sul e Sudeste desde o início das medições.
Mín. 18° Máx. 28°