Com as modalidades de atletismo, bocha, natação e tiro com arco, o Meeting Paralímpico da Bahia abriu inscrições online e gratuitas neste sábado, 16 de dezembro, para atletas com deficiência que tenham idade entre 10 anos e 17 ou mais (público universitário e atletas de alto rendimento). O link para inscrições ficará disponível no site sudesb.ba.gov.br até o dia 16 de janeiro próximo.
O Meeting Paralímpico da Bahia ocorrerá no dia 16 de março, das 8h30 às 16h, sob a organização do Comitê Paralímpico Brasileiro, sendo classificatório para qualquer competição nacional realizada pelo CPB. Tem ainda por objetivo desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.
Na Bahia, que recebe o Meeting Paralímpico pela primeira vez, as atividades ocorrerão no Estádio de Pituaçu (atletismo e tiro com arco), Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô (natação) e na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas (bocha).
Documentos
Podem participar da ação todas as pessoas com deficiência com idade mínima de 10 anos e até 17 anos ou mais (público universitário) e atletas de alto rendimento. Documentos como CPF, RG, atestado médico, Classificação Internacional de Doenças (CID), dentre outros, são solicitados no formulário da inscrição.
Para realização da atividade no estado baiano, o CPB conta com a execução do Centro de Referência Paralímpico Bahia (CRPB) e parceria do Governo do Estado, UFBA, Uneb, Unijorge, FTC e várias instituições que trabalham com pessoas com deficiência, a exemplo do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), Fundação José Silveira (IBR), Instituto de Cegos da Bahia (ICB), Centro de Atendimento de Educação Vera Cruz, dentre outras.
Apoio Governo
Na realização do Meeting Paralímpico Bahia, o Governo do Estado está representado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. “É com muita satisfação que somamos com a viabilização deste evento em nosso estado. O apoio e fortalecimento do paradesporto baiano é compromisso da nossa gestão, e oportunidades como essa do Meeting Paralímpico vêm somar às políticas inclusivas que estamos desenvolvendo por meio do nosso Núcleo do Paradesporto”, afirma o diretor da Sudesb, Vicente Neto.
Para o professor Virgílio Leiro, coordenador-geral do CRPB, “é uma honra para nós recebermos essa ação e a confiança do CPB para fazer essa entrega. Vamos reunir um grande número de atletas com deficiência e mostrar todo o potencial e talento que têm esses jovens”, disse.
Fonte: Ascom/Sudesb
Mín. 19° Máx. 34°