Sexta, 23 de Fevereiro de 2024
22°C 30°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Painéis de personalidades nas escolas estaduais inspiram estudantes a atitudes positivas no cotidiano

A SEC-BA está implantado painéis inspiradores nas escolas da rede, com frases de personalidades de diferentes áreas, como música, literatura, ciênc...

05/12/2023 às 22h42 Atualizada em 06/12/2023 às 07h19
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Foto: Pedro Moraes/GOVBA

A Secretária de Educação do Estado (SEC-BA) está implantado painéis inspiradores nas escolas da rede, com frases de personalidades de diferentes áreas, como música, literatura, ciência, arte, esporte e cultura. Nas salas de aula, bibliotecas, nos laboratórios, auditórios, refeitórios e até nas áreas externas, é possível visualizar as mensagens de artistas, escritores e cientistas como Anísio Teixeira, Paulo Freire, João Ubaldo Ribeiro, Darcy Ribeiro, Cora Coralina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elza Soares, Dorival Caymmi, Lázaro Ramos, Raul Seixas, Emicida, Irmã Dulce e Albert Einstein.

O objetivo é homenagear as personalidades baianas, brasileiras e até estrangeiras e, principalmente, inspirar a comunidade escolar, contribuindo para despertar a curiosidade e o senso crítico. “As mensagens também contribuem para promover a reflexão sobre temas diversos, como solidariedade, amizade, diversidade, respeito, inclusão, sonhos e cultura de paz, incentivando os estudantes na busca pelo conhecimento e crescimento pessoal e a terem atitudes positivas no cotidiano”, afirmou o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC-BA, Helder Amorim.

No Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila Canária, em Salvador, um painel com a foto da escritora Zélia Gattai traz a frase: “Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores”. No Colégio Estadual de Tempo Integral de Itamira, em Aporá, um painel na biblioteca lembra o escritor Ruy Barbosa: “A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições”.

Já no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador, o painel com a frase “Meu cabelo crespo me faz ter orgulho de quem sou”, da cantora Elza Soares, é a preferida do estudante Luís Henrique da Silva, 17 anos, 3° ano. “Eu acho importante que esses painéis estejam aqui, na escola, eles nos estimulam a querer saber mais sobre a pessoa que falou aquilo. Além disso, nós nos sentimos representados em algumas frases, como essa de Elza Soares”, disse.

A professora de História, Graciane Dourado, da mesma unidade escolar, disse que os painéis cumprem um papel educativo. “Os alunos entram nas salas de aula e nos espaços onde estão esses painéis, leem as frases, acham legal e, depois, vêm até nós, professores, para saber quem são. Muitas vezes, quando eles nos procuram, acontecem debates sobre aquela personalidade e sobre o que ela já fez e os meninos ficam bastante empolgados em saber mais sobre os trabalhos e a vida dos autores das frases”, afirma.

Para a escolha das personalidades e frases, a SEC-BA conta com uma equipe técnica e, também, envolve a comunidade escolar, que contribuem com indicações de personalidades locais e até mesmo de lugares especiais para cada território onde a unidade escolar está situada. “Ao longo das aplicações dos painéis nas escolas, os professores foram escolhendo novas figuras ou solicitando que fossem incluídas ao longo do processo. Hoje, existem unidades que incluíram até mesmo homenagem a professores da própria escola e a riqueza natural dos territórios aos quais as escolas pertencem, como foi o caso do município Pituaçu, que incluiu um painel sobre as cachoeiras da cidade”, afirmou o arquiteto da SEC-BA, Kellvy Souza.

Fonte: Ascom/SEC-BA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias