Domingo, 11 de Outubro de 2026
20°C 34°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Alerta: Golpistas usam nome do programa Desenrola Brasil para tentar aplicar fraudes

Alerta: Golpistas usam nome do programa Desenrola Brasil para tentar aplicar fraudes

27/07/2023 às 08h51 Atualizada em 27/07/2023 às 11h51
Por: Redação
Compartilhe:
Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora
Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

Federação Brasileira dos Bancos divulgou alerta para chamar atenção dos consumidores e evitar problemas

Golpistas estão usando o nome do programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal, para tentar obter dados pessoais de brasileiros e brasileiras e fazer transações financeiras ilegais para contas dos envolvidos na fraude. O alerta foi dado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com a entidade, os golpes são realizados a partir do envio de links para páginas falsas supostasmente vinculadas ao programa e também com técnicas para enganar o usuário para fornecer os dados por meio de mensagens ou ligações telefônicas, por exemplo.

Uma das principais orientações para evitar cair nos golpes é buscar informações sobre o programa diretamente com o banco, por meio dos canais de atendimento oficiais, o que inclui as agências, os sites oficiais dos bancos e os aplicativos.

Além disso, o consumidor não deve clicar em links recebidos via aplicativos de mensagens (como o WhatsApp), redes sociais (como Facebook e Twitter) e nos sites de busca. Qualquer tipo de oferta com proposta de renegociação vinda por esses canais deve ser ignorada.

O Programa

A primeira fase do Desenrola Brasil, lançada em 17 de julho, garantiu a "limpeza" do nome de pessoas que têm dívidas de até R$ 100. Na prática, a dívida não é perdoada, mas o devedor deixa de ter o nome sujo e passa a poder, por exemplo, fechar contratos de aluguel.

A iniciativa prevê ainda a renegociação de dívidas de consumidores com renda de até R$ 20 mil com os bancos. Entretanto, só podem ser incluídas no programa dívidas que foram contraídas até 31 de dezembro de 2022.

Edição: Leandro Melito

Fonte: Brasil de Fato

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias