Segunda, 12 de Outubro de 2026
18°C 34°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Gleisi Hoffmann diz que Campos Neto não pode mais sustentar a política de juros altos

Gleisi Hoffmann diz que Campos Neto não pode mais sustentar a política de juros altos

12/04/2023 às 08h37 Atualizada em 12/04/2023 às 11h37
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para a presidente do PT, ele perdeu completamente o discurso, após a queda da inflação e a valorização do real

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, questionou, em suas redes sociais, o motivo pelo qual o Banco Central, conduzido por Roberto Campos Neto, não estaria reduzindo a taxa de juros, mesmo com a desaceleração da inflação, a valorização do real e a estagnação da economia causada pela falta de crédito e investimentos:

[embed]https://twitter.com/gleisi/status/1645939601574354944[/embed]

Como a economia brasileira está estagnada, e com a inflação controlada, o Banco Central já poderia reduzir a taxa de juros para incentivar o consumo e o investimento.

No Brasil, os juros têm um impacto significativo na dívida interna, uma vez que as despesas com o pagamento do serviço da dívida já superam a quantia de R$ 700 bilhões por ano. Quanto maiores forem as taxas de juros, maiores serão os pagamentos de juros que o governo terá que fazer.

O impacto dos juros na dívida pública é duplo. Por um lado, se as taxas de juros forem altas, o governo terá que gastar mais dinheiro para pagar os juros de sua dívida, o que pode afetar negativamente o orçamento do governo. Se o governo não tiver recursos suficientes para pagar os juros, ele pode ter que contrair mais dívidas para pagar os juros da dívida existente, o que pode levar a um ciclo vicioso de aumento da dívida.

Fonte: Brasil247

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias