Ao longo da vida os efeitos do tempo são visíveis no nosso corpo. Até os 20 anos, as modificações mais importantes no organismo são o crescimento e o desenvolvimento. A partir dos 20 anos, os efeitos do envelhecimento tornam-se visíveis na pele.
Temos dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O intrínseco é geneticamente programado, levando a modificações no tecido colágeno e elástico com o passar dos anos. A programação genética para cada pessoa é diferente, por isso a perda do tônus e elasticidade da pele ocorre com intensidade diferente para cada pessoa. A pele perde a elasticidade, torna-se mais seca. Ocorre perda do suporte de gordura e do tecido conectivo subjacente, a pele torna-se flácida. A pele perde o brilho, aparecem rugas. A pele torna-se mais áspera. O processo de cicatrização fica mais lento. A secura da pele pode desencadear coceira.
Simultaneamente ao envelhecimento genético, ocorre o processo de fotoenvelhecimento. Fotoenvelhecimento é processo decorrente da exposição solar repetida ao longo dos anos.
O fotoenvelhecimento interage com o envelhecimento cronológico acelerando sua evolução. Na verdade, o fotoenvelhecimento é responsável pela maior parte das alterações na pele envelhecida, como manchas escuras, aspereza da pele, rugas, sardas marrons e sardas brancas nas áreas expostas, dilatação de vasos sanguíneos. Exposição solar crônica também é responsável pelas alterações que favorecem o desenvolvimento dos cânceres de pele (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma).
Fatores externos como stress e tabagismo também contribuem para o envelhecimento.
Atualmente a dermatologia apresenta várias técnicas e procedimentos que objetivam melhorar o aspecto da pele e outras para promover o rejuvenescimento. Mas antes disso, é necessário protegê-la e cuidar da sua integridade. Prevenir é sempre o melhor caminho. Desde cedo poderemos seguir orientações para termos poucos problemas no futuro.
...até os 20 anos
Desde cedo adquira o hábito de usar protetor solar diariamente, mesmo em dias frios ou nublados, para prevenir problemas futuros. Estudos indicam que 80% dos danos solares durante a vida ocorrem antes dos 20 anos. Os cuidados com a exposição solar retardarão o aparecimento de rugas e manchas, prevenindo as alterações que levam ao desenvolvimento de câncer de pele no futuro.
entre 20 e 30 anos
Os primeiros sinais de envelhecimento podem estar presentes nesta fase. Hábitos de vida, como exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, tabagismo, merecem ser reavaliados em todas as fases da vida. Essa é uma boa época para mudanças, criando rotinas mais saudáveis.
A pele pode diminuir a oleosidade, Mesmo atingindo a maioridade, poderemos encontrar sinais da adolescência como acne ativa ou cicatrizes de acne. Nestes casos, deve-se procurar ajuda do especialista para programar o tratamento.
Nesta fase, poderemos recomendar filtros solares, hidratantes, ativos tópicos com retinóides e alfahidróxiácidos (AHA). Os veículos a serem escolhidos devem ser atentamente avaliados pelo dermatologista de acordo com as características da pele, por exemplo preferir gel ou loções "oil free" nas peles oleosas a mistas para não propiciar ou agravar o aparecimento de cravos e espinhas; preferir cremes ou loções hidratantes para peles normais a secas. Muitas vezes associamos antioxidantes, como a vitamina C. Estar atento para características particulares das peles seborréicas, acneicas, com rosácea ou as atópicas.
"a wrinkle is the cosmetic appearance of a fold or line in the skin due to a combination of intrinsic aging and ultraviolet damage from sun exposure…Essentially, a wrinkle is the end result of the molecular changes that occur in the elasticity of our skin due to damage of the collagen and elastin fibers." Dr. Glogau (médico professor de Dermatologia da UCSF Medical School, San Francisco - USA).
Na afirmação acima, Dr. Glogau explica basicamente que uma ruga é o resultado das alterações moleculares que ocorrem na estrutura pele devido aos danos causados às fibras colágenas e elásticas, decorrentes da combinação entre o envelhecimento cronológico(devido à idade) e aos danos decorrentes da ação ultravioleta dos raios solares (fotoenvelhecimento). Portanto, para manter a aparência jovem, não poderemos parar o tempo, mas poderemos diminuir os danos externos, como exposição solar prolongada. Por isso, proteja-se do sol!
Para melhora da lesões que já existem, há cremes e loções tópicas com retinóides e alfahidróxiácidos (AHA) que ajudam a renovação celular, podendo atenuar linhas de expressão, clarear manchas. Também poderemos recorrer aos tratamentos com peelings químicos ou LASER para otimizar os resultados.
entre 30 e 40 anos
Muitas mulheres referem diminuição da produção da oleosidade da pele, temos muitas queixas de pele seca. Nesses casos é importante manter a hidratação da pele. Nesta fase, rugas podem ser evidentes na área dos olhos e boca. Seu dermatologista poderá orientar uso de ativos com ácidos (alfahidroxiácidos-AHA ou retinóides) em forma de cremes, loções ou peelings que ajudam a renovação das células e podem suavizar manchas e rugas. Em casos mais pronunciados, pode-se indicar o tratamento com a toxina botulínica e preenchimento com substâncias como ácido hialurônico, metacrilato, colágeno, gordura. Atualmente dispomos de vários tipos de LASER para rejuvenescimento, tratamento de manchas e outras lesões dermatológicas.
entre 40 e 50 anos
Nesta fase a pele apresenta diminuição de tônus e aumento da flacidez. Podem-se observar irregularidades de pigmentação (manchas). Ao exame dermatológico, pode-se detectar aparecimento de alterações como lesões precursoras de câncer de pele (queratoses actínicas) ou até lesões cancerosas (carcinoma basocelular ou carcinoma espinocelular). Nesta fase, também poderemos usar a toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a LASER objetivando o rejuvenescimento.
Aparecem sinais ou "verrugas". A verrugas verdadeiras são causadas por vírus. Com a idade, muitas pessoas apresentam lesões em forma de placas ou pápulas na pele que são confundidas com as verrugas, mas não são verdadeiras verrugas. Trata-se de lesões que podem ser queratoses seborréicas (placas de superfície gordurosa), acrocórdons (prolongamentos da pele), nevos celulares (pinta que faz relevo na pele). Não utilize qualquer medicamento. Essas lesões geralmente são benignas, mas devem ser avaliadas pelo seu médico dermatologista para saber se será necessário ou não removê-las.
após os 60 anos
Nesta fase poderemos observar importante flacidez, grande perda de brilho e elasticidade da pele. Também nesta fase é importante não descuidar das avaliações do dermatologista que poderá diagnosticar e tratar precocemente lesões pré cancerosas ou até lesões. Também teremos como opções de tratamento a toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a LASER objetivando o rejuvenescimento. Há casos em que este tratamento é feito após tratamento da parte superior da face pela blefaroplastia ou lifting cirúrgico, ou ritidectomia para melhorar a aparência da porção inferior do rosto e da parte superior do pescoço.
Dica importante para todas as idades
Os passos enumerados para cada faixa de idade são de ordem geral. Pessoas com a mesma idade poderão apresentar diferentes tipos de lesão ou graus de envelhecimento devido a fatores individuais como dano causado por exposição solar crônica, características genéticas, hábitos de vida (como tabagismo, stress). Não existe uma "idade" fixa ou padronizada para iniciar os procedimentos citados. Seu médico dermatologista poderá orientar a melhor conduta para seu caso.
Mín. 21° Máx. 30°