
Durante o mês de agosto, a Polícia Civil da Bahia, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), reforça seu compromisso com a proteção das mulheres, promovendo ações estratégicas em diversas cidades do estado. As atividades, realizadas na terça-feira (26), têm como objetivo conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar, divulgar os canais de denúncia e ampliar o acesso à rede de apoio.
A Deam de Alagoinhas realizou uma roda de conversa em um canteiro de obras do KM 03, na BR-110, alcançando um público majoritariamente masculino para dialogar sobre os diferentes tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, sinais de abuso e os meios de buscar ajuda. Ainda no município, a unidade recebeu assistidas do Centro de Referência da Assistência Social Praça do Céu (Cras) para uma roda de conversa sobre temas relacionados à Lei Maria da Penha, destacando a importância da denúncia. Além disso, promoveu uma palestra no Grupo Petrópolis, no bairro Alagoinhas Velha, abordando o significado do Agosto Lilás e estratégias para quebrar o ciclo da violência.
No município de Feira de Santana, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) e a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) participaram do 2º Fórum de Projetos Extensionistas da Faculdade Regional de Educação de Simões Filho (Faresi), realizado em Conceição do Coité. O encontro, com o tema “Estreitando os Laços com a Comunidade”, reuniu professores, estudantes, autoridades e representantes da sociedade civil, com o objetivo de aproximar o meio acadêmico da realidade social e fortalecer a integração com a comunidade.
Em Jequié, a Deam promoveu uma ação de conscientização preventiva na Fundação José Silveira – Santa Casa, com palestra ministrada pela delegada titular Grazziele Quaresma e pela escrivã Suzivane Andrade, reforçando a importância do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. No mesmo dia, a unidade realizou uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde Manoel Rodrigues dos Santos, no distrito de Barra Avenida. Por se tratar de uma localidade mais afastada do centro urbano, a ação buscou aproximar os serviços da comunidade, garantindo escuta ativa, orientação sobre direitos e informações sobre a rede de proteção disponível para mulheres em situação de violência.
Fonte: Paloma Simina / Ascom-PCBA




Mín. 19° Máx. 28°