A Polícia Civil prendeu três homens em flagrante por violência doméstica no município de Paulo Afonso. As ações ocorreram durante a Operação Shamar – Agosto Lilás, em atuação integrada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e da Delegacia Territorial (DT) do município.
No primeiro caso, uma mulher de 33 anos, agricultora, comunicou que o ex-companheiro de 58 anos descumpriu medida protetiva vigente, invadiu sua residência, a xingou e ameaçou de morte. A equipe da DEAM localizou o autor, no bairro Tancredo Neves III, e o conduziu à unidade policial, onde foi autuado em flagrante.
O segundo flagrante ocorreu após denúncia recebida pelo WhatsApp institucional da DEAM. Uma estudante de 22 anos relatou que o ex-namorado, de mesma idade, tentou contato forçado com ela durante um evento universitário, publicou vídeo com arma branca em rede social e a seguiu de forma intimidatória. O agressor foi localizado em sua residência, no Centro do município, e preso.
No terceiro caso, no final da tarde, uma criança de 10 anos compareceu à DT para denunciar que sua mãe estava sendo agredida pelo companheiro, de 23 anos, em uma casa no bairro Santa Inês. A equipe realizou diligências e constatou as agressões, que resultaram em lesão visível na vítima. O autor foi localizado e conduzido à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
Nos três casos, a Polícia Civil formalizou os procedimentos, incluindo lavratura dos Autos de Prisão em Flagrante, comunicações à Justiça, exames periciais e encaminhamentos para audiência de custódia. Os homens estão custodiados à disposição do Poder Judiciário.
A delegada titular da DEAM/Paulo Afonso, Mirela Ventura, destacou a importância da atuação rápida nas ocorrências. “As prisões reforçam o compromisso da Polícia Civil em garantir a proteção das vítimas e em dar uma resposta firme contra a violência doméstica. É fundamental que mulheres em situação de risco procurem ajuda e denunciem. Qualquer pessoa que presencie ou saiba informações sobre esse tipo de crime pode contribuir para encerrar esse ciclo de violência. Basta ir até uma unidade policial ou ligar gratuitamente, de forma anônima, para o Disque Denúncia, pelo número 181”, afirmou.
Fonte: Pedro Moraes / Ascom-PCBA
Mín. 17° Máx. 29°