O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) abre inscrições para os Ciclos II e III do LAB BTCA, programa de extensão voltado à formação artística de jovens tendo a dança como eixo central. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 5 a 12 de agosto, por meio de formulário online , também disponível nas redes sociais do Balé (@btca.oficial) e no site do Teatro Castro Alves . A lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 14 de agosto, e o início das atividades está previsto para 18 do mesmo mês, para o Ciclo II (Espaço Xisto Bahia) e 19 para o Ciclo III (Espaço Cultural Plataforma).
Neste segundo semestre de 2025, o LAB BTCA terá duas edições simultâneas: o Ciclo II, com atividades no Espaço Xisto Bahia (Barris); e o Ciclo III, no Centro Cultural Plataforma. Essa é uma ação em parceria com a Diretoria de Espaços Culturais da Secult-BA, com foco na descentralização territorial e no fortalecimento das ações de formação em bairros da periferia de Salvador. Cada turma terá 20 vagas e as formações terão duração de aproximadamente três meses.
O Ciclo II acontecerá às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 12h (matutino) e o Ciclo III também às terças e quintas, mas das 13h30 às 17h (vespertino). As atividades do LAB contarão com a participação ativa dos bailarinos do BTCA na construção dos planos de aula e no acompanhamento pedagógico das atividades. As práticas envolvem aquecimento corporal, técnicas de palco, expressão corporal, vivências criativas e desenvolvimento artístico a partir da perspectiva da dança contemporânea. Ao final de cada ciclo, será realizada uma mostra pública, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.
LAB BTCA
Criado em 2010 e reestruturado em 2019, o LAB BTCA combina prática artística e formação criativa em um processo imersivo que integra dança e outras linguagens, estimulando a criação interdisciplinar e a troca entre artistas em formação e os integrantes da companhia pública de dança da Bahia. A proposta reafirma o compromisso do BTCA com o acesso democrático à arte, a valorização da diversidade cultural e a construção de redes colaborativas.
O Ciclo I do LAB BTCA neste ano de 2025, realizado entre abril e junho, contou com mais de 70 inscrições, das quais foram selecionadas 20 pessoas para um processo formativo intensivo de 100 horas. O ciclo foi finalizado com a apresentação do espetáculo Cafundó, no palco do Espaço Xisto Bahia, resultado das experiências construídas coletivamente ao longo da formação.
Fonte: Ascom/TCA