A comunidade de Jabuticaba, em Ibiassucê, celebra um novo capítulo em sua história com a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A nova estrutura foi equipada com extratora de fécula, peneira mecanizada, prensa hidráulica, forno, entre outros itens essenciais para o processamento da mandioca. A unidade recebeu ainda placas de energia solar, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a modernização das atividades agrícolas.
Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a agroindústria tem papel estratégico no fortalecimento da agricultura familiar. “Nessa região, outras cinco agroindústrias estão em operação, fortalecendo a agricultura familiar. Este é um novo momento da Bahia. O Governo do Estado tem liderado esse processo, junto com instituições como a UFRB [Universidade Federal do Recôncavo da Bahia], garantindo não apenas equipamentos, mas também gestão qualificada.
São 400 agroindústrias e mais de R$ 126 milhões investidos em gestão. Isso dinamiza a economia dos municípios e inclui todos os biomas, do sertão à Mata Atlântica, em torno da produção de alimentos saudáveis.”
A presidente da associação comunitária, Letícia Moreira, destaca o impacto da nova estrutura. “Essa agroindústria veio para revolucionar a nossa comunidade e a nossa associação. Agora vamos conseguir produzir mais, escoar os produtos com segurança e aumentar a renda dos nossos agricultores familiares. Viva a agricultura familiar”.
Para a agricultora Rita de Cássia, a entrega representa a realização de um sonho antigo. “Hoje é um dia de muita alegria. Essa obra tão aguardada é uma vitória de todos os produtores. A mandiocultura é uma tradição passada de geração em geração. Essa agroindústria vai impactar não só Jabuticaba, mas também comunidades vizinhas. É uma conquista de todos".
A nova unidade tem capacidade para beneficiar até 1,5 tonelada de mandioca por dia, fortalecendo a cadeia produtiva da fécula e farinha. Com a estrutura moderna, os agricultores poderão entregar um produto de maior qualidade, acessar novos mercados e elevar a renda e a autoestima da comunidade.
Fonte: Ascom/CAR
Mín. 16° Máx. 26°