Neste sábado (26), às 13h30, o Univerciência mostra uma pesquisa de cientistas que trabalham para a recuperação da biodiversidade marinha e traz um estudo que avalia o potencial do esterco de caprinos no plantio de hortaliças. Além disso, o programa apresenta a monitoração da geração de energia de alta tensão e, ainda, o trabalho que resultou na criação de um filme biodegradável a partir da casca da banana.
No Instituto Federal da Paraíba, pesquisadores trabalham no desenvolvimento de um programa voltado à recuperação da biodiversidade marinha. O telespectador vai conhecer a iniciativa, que também busca promover a produtividade pesqueira, incentivar o turismo sustentável e viabilizar a instalação de recifes artificiais.
No semiárido baiano, cientistas avaliam as potencialidades do esterco de caprinos como matéria-prima para o cultivo de hortaliças. Realizado pela Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, a pesquisa compara o cultivo tradicional e a produção orgânica. O objetivo do projeto é encontrar alternativas baratas e eficazes para a agricultura, fugindo do uso de adubos químicos e optando por uma opção que é encontrada da forma mais acessível.
O Univerciência apresenta ainda a pesquisa desenvolvida por especialistas da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a empresa de energia Eneva, voltada para o monitoramento e avaliação da produção de energia elétrica de alta tensão. O estudo utiliza são os ensaios de geração de alta tensão contínua, alternada e impulsiva.
Encerrando a edição, o programa mostra como as fibras de casca de banana e uma fonte plástica alternativa, extraída de sementes naturais, um grupo de pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão, em Imperatriz, desenvolveu um filme biodegradável sustentável. O material pode se tornar uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente.
O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020, pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, por meio da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
Serviço:
Biodiversidade marinha, esterco de caprinos, eletricidade de alta tensão e filme biodegradável no Univerciência
Quando: sábado (26), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (30), às 19h
Onde: TVE, tve.ba.gov.br e Canal 222 das novas parabólicas digitais
Fonte: Ascom/Irdeb
Mín. 17° Máx. 26°