O furacão Milton atingiu o estado da Flórida nesta quarta-feira (4), com ventos ultrapassando 205 km/h, e já é considerado uma das piores tempestades dos últimos 100 anos a afetar a região. Menos de duas semanas após o furacão Helene ter causado a morte de mais de 200 pessoas, a Flórida se prepara para enfrentar mais uma catástrofe natural. Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação na Costa do Golfo, incluindo a área metropolitana da Baía de Tampa, onde vivem mais de 3 milhões de habitantes.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um apelo dramático à população: "Evacuem agora. Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século." A prefeita de Sarasota, Liz Alpert, reforçou a urgência da evacuação e alertou para os riscos extremos. "Estamos tão preparados quanto possível, mas essa será uma tempestade muito, muito ruim."
Apesar de o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) ter rebaixado o furacão Milton para a categoria 3, o risco de inundações graves e tempestades letais permanece alto. As autoridades alertam que, embora os ventos possam enfraquecer, o tamanho da tempestade está aumentando, o que pode trazer inundações mortais de até 3 metros para grande parte da Costa do Golfo da Flórida.
Em seu último comunicado, o NHC informou que o furacão Milton seguirá em direção ao leste-nordeste nos próximos dias, com previsão de que a tempestade atinja mais regiões da Flórida até o fim da semana.
Mín. 19° Máx. 33°