Alagoinhas Cidadania
Alagoinhas realiza Plenárias Temáticas do Orçamento Participativo nos dias 16 e 17 de julho
Encontros vão reunir técnicos municipais e representantes da sociedade civil para definir prioridades do planejamento da cidade.
10/07/2026 11h18
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

A Prefeitura de Alagoinhas promove, nos dias 16 e 17 de julho, mais uma etapa do processo de construção do Orçamento Participativo 2025-2027. As Plenárias Temáticas serão realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), reunindo técnicos das secretarias municipais e representantes de organizações da sociedade civil para discutir propostas e prioridades para o desenvolvimento do município.

Os encontros dão continuidade às plenárias regionais, realizadas anteriormente para ouvir as demandas da população nos diferentes territórios da cidade. Nesta fase, os debates passam a ser organizados por áreas específicas da administração pública, aprofundando a discussão sobre políticas públicas e contribuindo para a definição de ações e investimentos.

Para o superintendente de Participação Popular, Tárcio Mota, essa etapa representa um avanço na construção coletiva do planejamento municipal. "As plenárias temáticas qualificam o processo de construção do Orçamento Participativo ao reunir o conhecimento técnico das secretarias e das organizações da sociedade civil, contribuindo para a elaboração de propostas alinhadas às necessidades da população", afirmou.

As discussões serão divididas em quatro eixos estratégicos, contemplando diferentes áreas da gestão pública.

Programação

16 de julho (quinta-feira)

8h30 – Eixo I: Desenvolvimento Social e Garantia de Direitos
Saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.

13h30 – Eixo II: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Geração de emprego e renda, agricultura, comércio, indústria e turismo.

17 de julho (sexta-feira)

8h30 – Eixo III: Desenvolvimento Urbano e Resiliência
Infraestrutura, mobilidade, habitação, saneamento e meio ambiente.

13h30 – Eixo IV: Eficiência na Gestão, Governança e Participação Social
Gestão pública, transparência, governança e participação cidadã.

As plenárias serão realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizado na Rua Soror Joana Angélica, no Centro de Alagoinhas. As contribuições apresentadas durante os encontros servirão de base para a consolidação das prioridades que irão orientar o planejamento e os investimentos do município nos próximos anos.