Na manhã deste sábado, 21, 66 mulheres passaram por exames de triagem oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas (Sesau) para avaliar a necessidade de mamoplastia (cirurgia para redução de mamas). Os atendimentos aconteceram no Centro de Cirurgias Eletivas.
“As primeiras pacientes avaliadas, com necessidade de algum tipo de reconstrução dos seios, serão operadas entre os dias 28 e 29 de março. O mutirão continuará em abril e maio. O procedimento exige critérios rigorosos e será realizado respeitando a capacidade operacional, que é de cerca de seis cirurgias por dia”, explicou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Maria Eliana Nogueira.
A mamoplastia redutora é indicada, principalmente, para mulheres que apresentam hipertrofia mamária, ou seja, excesso de volume das mamas, e que sofrem com dores físicas e limitações no dia a dia. As pacientes atendidas receberam avaliação clínica e fizeram uma bateria de exames laboratoriais, entre os quais eletrocardiograma e ultrassonografia, além de consulta com a mastologista Dilene de Oliveira Santos.
“Não se trata apenas de estética. A hipertrofia das mamas causa dores nas costas, nos ombros e no pescoço, interferindo nas atividades diárias e profissionais. Também há um impacto importante na autoestima e na saúde emocional dessas mulheres”, pontuou Dilene.
Para muitas mulheres, a cirurgia é a realização de um sonho antigo, aliada à busca por mais saúde. É o caso da comerciante Emanuela Nascimento Alves, 37 anos, que convive com desconfortos há anos. “Sinto muitas dores no corpo e isso afeta minha rotina. Além disso, interfere na autoestima. Minha expectativa é melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida”, afirmou.
Pacientes interessadas poderão participar das próximas etapas de triagem. Para tal, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o cadastro.