Alagoinhas Economia
SPP promove encontro com empresárias e reforça protagonismo feminino no debate econômico
A palestra proferida pelo contador e consultor tributarista Daniel Grave abordou os impactos da Reforma Tributária no setor comercial e de serviços
19/03/2026 12h57
Por: Redação Fonte: Sua Cidade em Revista

No mês dedicado à valorização e ao protagonismo feminino, a Superintendência de Participação Popular (SPP), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), promoveu um encontro voltado a mulheres empreendedoras e ativistas comunitárias. A iniciativa reuniu participantes em um espaço de diálogo, orientação e fortalecimento da atuação feminina no cenário econômico local.

O encontro contou com a participação do contador e consultor tributarista Daniel Grave, convidado pelo superintendente da SPP, Tárcio Mota, para apresentar, de forma acessível e objetiva, os principais aspectos da Reforma Tributária e seus impactos práticos para quem empreende. Durante a exposição, foram abordadas mudanças relevantes no sistema tributário brasileiro, com foco na realidade de pequenos negócios e nos desafios enfrentados por empreendedoras.


Diana de Jesus, Daniel Grave, Tarcio Mota com empreendedoras 

A apresentação destacou a importância da adaptação antecipada às novas regras como estratégia para manter a competitividade. “Buscamos conectar a reforma ao dia a dia das empresas lideradas por mulheres, reforçando a importância de antecipação e adaptação como diferencial competitivo. O público, engajado, demonstrou interesse nos efeitos sobre o comércio e serviços — setor onde há significativa presença feminina — e nos reflexos no fluxo de caixa. O encontro se consolidou como um espaço de orientação estratégica, demonstrando o protagonismo feminino nas discussões econômicas e a necessidade de informação qualificada para tomada de decisão em um cenário de transição tributária”, explicou Daniel Grave.


Tarcio Mota, Diana de Jesus, Nana Luanda e Daniel Grave

A organização do evento resultou da atuação integrada de diferentes representantes femininas da gestão pública. A gerente de Participação Popular, Nana Luanda, também membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, articulou o contato com a SEDES, cuja participação foi prontamente acolhida pela secretária Lianne Carmo. A mobilização envolveu ainda Elbênia Ramos, diretora de Mulheres e Direitos Humanos; Márcia Conceição, gerente de Políticas para as Mulheres; e Diana de Jesus, gerente de Políticas para Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência, assegurando a amplitude e a representatividade da iniciativa.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também esteve presente, representada pela diretora social Waldyr Martins, reforçando o diálogo entre o poder público e o setor produtivo.

O encontro consolidou-se como um importante espaço de troca de conhecimento e fortalecimento de redes, evidenciando o papel estratégico das mulheres no desenvolvimento econômico e social do município”, concluiu Tárcio Mota.