Bahia Agricultura Familiar
Rede ATER LNAB valida Plano Safra Territorial e reforça atuação integrada no LNAB
Reunião ordinária em Inhambupe reúne 27 instituições e consolida política territorial voltada à agricultura familiar
28/01/2026 15h50 Atualizada há 6 dias
Por: Redação Fonte: Ascom Marcelo OLiveira
Fotos: Marcelo Oliveira

A Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural do Litoral Norte e Agreste Baiano (REDE ATER LNAB) realizou, na manhã e tarde desta terça-feira (27), sua reunião ordinária na sede da Coopera, no município de Inhambupe. O encontro teve como objetivo central discutir o Plano Safra Territorial e qualificar o Diagnóstico/Inventário da ATER, reunindo um amplo conjunto de atores estratégicos para o fortalecimento da agricultura familiar no território.
A reunião contou com a participação de 27 das 30 instituições que compõem a Rede, totalizando 65 representantes, entre gestores públicos e equipes técnicas, além da presença de instituições financeiras convidadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Nordeste. O encontro foi considerado um marco histórico para a consolidação da política territorial de ATER no Litoral Norte e Agreste Baiano.

Consolidação da política territorial de ATER

A pauta central da reunião foi a apresentação e qualificação do Diagnóstico/Inventário da REDE ATER LNAB, instrumento fundamental para o mapeamento das ações de assistência técnica no território, bem como a elaboração do Plano Safra Territorial, construída a partir das propostas apresentadas pelas instituições que integram a Rede.
No período da manhã, os participantes acompanharam a contextualização do PAS Nordeste, com destaque para o processo de constituição da Rede ATER LNAB e seus objetivos estratégicos. Já no turno da tarde, o foco foi a construção coletiva do Plano Safra Territorial, a definição da Agenda Positiva Territorial, os encaminhamentos e deliberações das ações que visam garantir maior visibilidade e efetividade às políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

Autoridades destacam potencial do território

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito de Inhambupe, Hugo de Leônidas, que destacou a importância da realização do encontro no município e parabenizou a participação expressiva das instituições. “É importante essa articulação e aproximação do nosso território. O nosso potencial de recursos naturais já nos permite um crescimento orgânico e, com planejamento e políticas públicas construídas de forma integrada, temos condições de acelerar esse processo de desenvolvimento. Inhambupe tem potencial, inclusive, para a industrialização e para continuar crescendo”, afirmou o gestor.

Avaliação positiva dos resultados



De acordo com o coordenador da Rede ATER do LNAB, Joel da Silva, o encontro alcançou resultados expressivos tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo. “Tivemos uma participação brilhante dos parceiros presentes. Quero agradecer a todos pela valiosa presença, à Coopera pelo espaço cedido e ao Núcleo Técnico da Rede pelo apoio. É com satisfação que informamos que o Diagnóstico e o Inventário foram devidamente ajustados e que o Plano Safra Territorial foi validado com sucesso”, destacou.

O diretor-presidente da Coopera, José Adilson, também ressaltou a relevância do encontro para o fortalecimento da atuação integrada no território. “Essa reunião foi de extrema importância, pois permitiu que as entidades conhecessem melhor as propostas e discutissem novas alternativas para o fortalecimento do território. É um ambiente forte, com pessoas comprometidas com o progresso da agricultura familiar e da agropecuária. A articulação com os municípios, os projetos ATER Biomas e Bahia Sem Fome e a presença das instituições financeiras fortalecem ainda mais esse processo de transformação rumo a uma agroecologia sustentável”, afirmou.

A reunião ordinária reforçou o compromisso da REDE ATER LNAB em atuar de forma articulada, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, ampliando o acesso às políticas públicas e fortalecendo a agricultura familiar no Litoral Norte e Agreste Baiano.