O Hospital Regional de Alagoinhas entrou na reta final das obras e se aproxima da etapa de entrega à população. A unidade é considerada estratégica para qualificar a assistência à saúde no município e em toda a região, com previsão de atendimento a Alagoinhas e outros 33 municípios.
A proposta é ampliar o acesso e fortalecer a rede regional, contribuindo para reduzir deslocamentos de pacientes, agilizar procedimentos e reforçar a oferta de serviços assistenciais no território.
A implantação do Hospital Regional de Alagoinhas integra uma iniciativa de cooperação entre Bahia e Brasil, viabilizada por investimentos do Novo PAC e do Governo da Bahia (GovBA), como parte do pacote de expansão da infraestrutura pública de saúde no estado.
ESTRUTURA
Com 26 mil metros quadrados de área construída e cerca de 900 cômodos, o hospital foi planejado para aumentar a capacidade de atendimento na região. A unidade contará com 180 leitos, incluindo 30 de UTI, e deve funcionar como referência em alta complexidade nas áreas de Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia e Cardiologia, além de atendimentos de urgência e emergência.
A estrutura prevê ainda serviços apontados como essenciais para reduzir a necessidade de transferências, como hemodinâmica, agência transfusional, terapia renal substitutiva, radioterapia, quimioterapia e estomaterapia — recursos apontados como indisponíveis atualmente na região.