Brasil Economia
Senado aprova por unanimidade isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil em vitória de Lula
Parlamentares destacaram que a medida representa um passo em direção à Justiça Tributária, na votação acompanhada por integrantes do governo Lula
05/11/2025 19h09
Por: Redação Fonte: Brasil247
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o senador Renan Calheiros (Foto: Saulo Cruz/Ag. Senado)

Em uma vitória para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu projeto de lei (PL) que isenta quem ganha até 5 mil reais por mês foi aprovado por unanimidade pelo Senado nesta quarta-feira (5). O texto vai à sanção presidencial de forma imediata, pouco mais de um mês após a Câmara dos Deputados, também aprovar por unanimidade, o PL. 

Conforme anunciou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), após os pronunciamentos favoráveis de bancadas da extrema direita à esquerda, os destaques que foram rejeitados. Mais cedo, o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), teve seu pedido de rejeição a emendas introduzidas pela Casa Alta rejeitada, temendo que o texto retorne à Câmara para a introdução de "jabutis".

Até mesmo parlamentares PL destacaram que a medida representa um passo em direção à Justiça Tributária, na votação acompanhada por integrantes do governo do presidente Lula. No plenário, acompanharam a votação a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e o secretário-executivo do  Ministério da Fazenda, Dario Durigan. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), fez questão de elogiar o ministro Fernando Haddad (Fazenda). 

Na leitura de seu relatório, Calheiros afirmou que a taxação de apenas 200 mil super-ricos garantirá a isenção a 25 milhões de brasileiros, beneficiados pelo projeto de lei. 

Alcolumbre anunciou a votação em caráter "simbólica". "Aprovado à unanimidade o projeto", anunciou. "A matéria vai à sanção presidencial e será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados", finalizou o presidente do Congresso, ao declarar que PL 1.087/2025 leva um "alívio imediato" a quem mais precisa e sente o peso das contas no orçamento familiar. 

Detalhes 

Conforme detalhado na TV Senado, o PL aprovado reduz parcialmente a tributação de rendas entre 5 mil reais e 7.350 reais. Atualmente, a isenção do IR alcança apenas quem ganha até 3.076 reais, o equivalente a dois salários mínimos. 

Quem recebe rendimentos de lucros e dividendos a partir de 50 mil reais por mês ou 600 mil reais por ano vai pagar imposto progressivo.