A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Litoral Norte e Agreste Baiano (LNAB) deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento da Rede Territorial. Na manhã desta quinta-feira (30), o SETAF Alagoinhas sediou a primeira reunião da Coordenação da ATER LNAB, reunindo representantes de instituições parceiras com o objetivo de alinhar estratégias e construir, de forma participativa, o planejamento das próximas ações no território.
O evento deverá resultar na elaboração de um diagnóstico territorial e inventário de ATER, com o mapeamento de técnicos, famílias e cadeias produtivas assistidas, fortalecendo a integração das ações regionais. representantes de instituições parceiras com o objetivo de alinhar estratégias e construir, de forma participativa, o planejamento das próximas ações no território.
Durante o encontro, foram debatidos temas centrais para o aprimoramento das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural na região. Entre os principais pontos de pauta estiveram o alinhamento do perfil das instituições que integram a Rede, a identificação de novos parceiros e a preparação para o encontro da Rede ATER LNAB, agendado para o dia 27 de janeiro de 2026.
Deliberações e encaminhamentos
Entre as deliberações definidas na reunião, destacam-se:
Na ocasião, foi homologado o nome de Joel da Silva (BAHIATER/SDR-SETAF), indicado pela Coordenação Estadual do PAS Nordeste, para facilitar os trabalhos da coordenação da rede. Também foi eleita como Secretária Executiva da Rede a professora Ana Paula Diório (UFRB/Trilha Solidária), reforçando o compromisso de integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Outro destaque foi a apresentação da logomarca oficial da Rede ATER LNAB, desenvolvida com apoio técnico da SEAGRO de Rio Real, simbolizando a identidade coletiva construída pelas instituições envolvidas.
Compromisso com a agricultura familiar
O diretor-presidente da Coopera, José Adilson, ressaltou a importância do encontro como espaço de diálogo e construção conjunta.
“Esse espaço de diálogo foi de extrema importância, pois permitiu que as entidades compartilhassem propostas e discutissem alternativas conjuntas para o fortalecimento da agricultura familiar. Estamos construindo um caminho de cooperação e transformações voltadas a uma agroecologia sustentável, que valoriza o território e as pessoas que vivem dele”, afirmou.
Com as definições estabelecidas, Joel da Silva e Ana Paula Diório ficaram responsáveis pela produção e compartilhamento do formulário que servirá de base para o levantamento das informações que irão compor o Inventário de ATER da Rede LNAB.
A reunião reafirmou o compromisso das instituições em atuar de forma articulada, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, a autonomia das famílias agricultoras e o fortalecimento das redes locais de assistência técnica e extensão rural no Litoral Norte e Agreste Baiano.