Economia Economia
Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil será votada em 1º de outubro na Câmara
Projeto, que interessa ao governo Lula, terá relatoria de Arthur Lira
25/09/2025 08h01
Por: Redação
Foto: Depositphotos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (23) que o projeto que prevê a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil será votado no plenário da Casa na próxima quarta-feira, 1º de outubro.

O projeto de lei (PL 1087/25), relatado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), já foi apresentado ao Colégio de Líderes. “A Câmara dos Deputados votará na quarta-feira o projeto de isenção do Imposto de Renda, sob relatoria do deputado Arthur Lira. Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas importantes para o Brasil”, publicou Motta em seu perfil no X (antigo Twitter).

A Câmara dos Deputados votará na quarta-feira (1/10) o projeto de isenção do imposto de renda (PL 1087/25), sob relatoria do deputado @ArthurLira_. O parlamentar apresentou hoje seu relatório ao Colégio de Líderes. Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas…

— Hugo Motta (@HugoMottaPB) September 23, 2025

O governo federal apoia a proposta, considerada estratégica para ampliar o poder de compra da população, mas enfrenta dificuldades na definição de medidas de compensação para a perda de arrecadação. Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu o desafio, embora tenha ressaltado que há consenso favorável à medida no Congresso Nacional.

A expectativa é de que a votação em plenário seja decisiva para o avanço da proposta, que poderá beneficiar milhões de trabalhadores com a desoneração do Imposto de Renda.