A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) e da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), de Feira de Santana, participou de mais uma edição do projeto “SEPREV e as Forças de Segurança Pública e Defesa Social Vão às Escolas”, realizado na Escola Estadual Teotônio Vilela, a convite da Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV). O encontro reuniu 52 alunos do ensino médio em um diálogo voltado para a prevenção de riscos no ambiente digital, destacando situações que podem impactar diretamente crianças, adolescentes e suas famílias.
A palestra foi conduzida pela delegada titular da DAI, Clécia Vasconcelos, que abordou temas como riscos da internet, inteligência artificial, big techs, cyberbullying, sextorsão, abuso sexual e outros crimes digitais. Durante a conversa, ela alertou que o bullying, quando praticado por adolescentes, pode configurar ato infracional e levar à aplicação de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de acordo com a gravidade e as circunstâncias de cada caso.
Com exemplos próximos à realidade dos estudantes, a roda de conversa tornou-se dinâmica e participativa, facilitando a compreensão dos temas discutidos. Em um segundo momento, a programação contou com uma orientação prática sobre noções básicas de primeiros socorros, ministrada por uma enfermeira socorrista, com destaque para procedimentos em situações de engasgo e formas seguras de prestar auxílio imediato em emergências.
Fonte: Paloma Simina/Ascom PCBA