Bahia Sustententabilidade
Vencedores do Prêmio Indústria Baiana Sustentável 2025
Neste ano, a premiação bateu recorde de participação: 126 projetos inscritos por 65 empresas industriais, instituições acadêmicas, centros de pesquisa aplicada, startups e veículos de comunicação
28/08/2025 11h35
Por: Redação Fonte: Gerência de Comunicação Integrada FIEB
Foto: Valter Pontes Cooperphoto/ Sistema FIEB

Os melhores projetos voltados à sustentabilidade e à inovação na indústria baiana foram reconhecidos na “15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável – Uma Gota de Ação, um Oceano de Mudanças”, realizada nesta quarta-feira (27), durante a INDEX – A Feira da Indústria da Bahia 2025, em Salvador.

Neste ano, a premiação bateu recorde de participação: 126 projetos inscritos por 65 empresas industriais, instituições acadêmicas, centros de pesquisa aplicada, startups e veículos de comunicação. O resultado consolida o prêmio como a principal vitrine de boas práticas ambientais, sociais e de inovação sustentável do estado.

Na categoria Gestão e Tecnologias Sustentáveis de Micro/Pequenas Indústrias, o destaque foi o projeto Sol do Sertão: Energia Renovável para a Sustentabilidade e Inclusão no Semiárido Baiano, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá. “Tinha muita gente concorrendo e nós, uma cooperativa da agricultura familiar que já tem 100% da energia renovável, estarmos aqui recebendo esse prêmio é um momento muito bom e gratificante”, afirmou Carla Pereira, representante da cooperativa.

Em Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental nas Médias e Grandes Indústrias, venceu o programa Cuidado com as Comunidades Pesqueiras: um olhar para a saúde, capacitação e desenvolvimento do público da pesca do entorno da Refinaria de Mataripe, da Acelen. “É um dia muito feliz e especial. Esse prêmio nos incentiva e nos permite sonhar e trabalhar em projetos que realmente tragam impacto positivo por onde passamos. Nossa responsabilidade é transformar o entorno”, destacou Ila Leonelli, gerente de Recursos Humanos e EHS da Acelen.

Na categoria Tecnologias Sustentáveis nas Médias e Grandes Indústrias, o primeiro lugar ficou com o projeto Queimador de Gases, da Ferbasa, na unidade de produção de biorredutor da Fazenda Araticum. “Esse é o nosso DNA, o que fazemos no dia a dia. Nossa missão é impactar positivamente o meio ambiente e as comunidades, tornando o mundo mais agradável e sustentável”, celebrou Ana Paula Mesquita, diretora administrativa da empresa.

Entre os Projetos de Startups, Trabalhos Acadêmicos e Centros de Pesquisa Aplicada, o vencedor foi o SENAI Cimatec, com a criação da Mata Mato, solução tecnológica para controle de plantas infestantes por micro-ondas.
“Agradeço a toda a equipe que contribuiu para esse sucesso. É uma honra integrar o Cimatec. Convido vocês a conhecerem: a gente se surpreende todos os dias lá”, disse Viviane Spencer, integrante do projeto.

A novidade desta edição foi a categoria Conteúdos Jornalísticos com Foco em Sustentabilidade na Indústria, vencida pela TV Bahia, com a reportagem de Lisboa Jr. sobre a geração de PIB e empregos no estado a partir da indústria. “A ideia da matéria era dar um panorama da nossa indústria, mostrar cases e empresas, assim como o que está sendo feito aqui. A indústria baiana é forte e importante no cenário nacional, e queremos contar cada vez mais histórias com foco em sustentabilidade”, afirmou a editora Giulia Marquezini.

Além dos vencedores, a FIEB concedeu menção honrosa ao projeto Iniciativas Socioambientais do Setor Florestal na Bahia, da ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, pelo alcance social e ambiental em mais de 250 municípios. “Nós plantamos 250 mil árvores por dia, todos os dias do ano, cuidamos do dobro da área exigida como reserva legal e já nos aproximamos da meta de ter 1 hectare de mata nativa preservada para cada hectare de produção. Hoje, são 700 mil hectares bem cuidados, trazendo benefícios ambientais reconhecidos por todos”, ressaltou Wilson Andrade, diretor-executivo da ABAF.

Para Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB e idealizadora do prêmio, a ação reafirma o protagonismo da indústria baiana na agenda ESG: “A gente quer que as empresas reavaliem o modelo mental e entendam que esse é o único caminho. Se queremos uma indústria reconhecida pelo seu papel social e ambiental, precisamos sensibilizar e motivar as pessoas que estão dentro dela, correlacionando o trabalho ao impacto positivo que ele gera”, explicou.

Já o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a relevância da premiação para o futuro do setor: “Esse prêmio é um marco em nossa agenda em prol da inovação e da responsabilidade socioambiental. Ele se tornou referência ao estimular práticas inovadoras e responsáveis em todos os setores. Chegamos à 15ª edição com orgulho e renovação”, finalizou.



Confira a lista completa dos vencedores


Gestão e Tecnologias Sustentáveis de Micro/Pequenas Indústrias

1º – Sol do Sertão: Energia Renovável para a Sustentabilidade e Inclusão no Semiárido Baiano – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá

2º – Moda Consciente no Sertão: Energia Solar, Inclusão Social e Economia Circular na Indústria da Moda – Clara Arruda

3º – Produção de Hidromel Sustentável – San’Mielle Hidromelaria LTDA


Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental nas Médias e Grandes Indústrias

1º – Cuidado com as Comunidades Pesqueiras – Acelen

2º- Liga do Campo: Impulsionando a Agricultura Sustentável no Agreste Baiano – Largo Vanádio de Maracás

3º-  Gente que Transforma – Cibrafertil


Tecnologias Sustentáveis nas Médias e Grandes Indústrias

1º- Queimador de Gases – Ferbasa

2º- Desenvolvimento de camisas PET-biodegradáveis e viscocel com metodologia ecodesigner – Camisas Polo

3º-  Estação Preço de Fábrica – Botica Comercial Farmacêutica


Projetos de Startups, Trabalhos Acadêmicos e Centros de Pesquisa Aplicada

1º- Mata Mato: controle de plantas infestantes por micro-ondas – SENAI Cimatec

2º- Compensado inteligente: transformação de resíduos termoplásticos de difícil reciclabilidade – Verts Soluções Ambientais

3º- Micropartículas de liberação controlada para redução de danos de captura de CO₂ – UFBA


Conteúdos Jornalísticos com Foco em Sustentabilidade na Indústria

1º- Reportagem da TV Bahia sobre PIB e empregos – Lisboa Jr.

2º- Matéria do A Tarde sobre mulheres que geram renda a partir da caatinga – Carla Melo

3º- Texto do A Tarde sobre neoindustrialização verde – Letícia Belém


A 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável contou com o patrocínio de Acelen, Basf, Banco do Nordeste, Braskem, Equinox Gold, Ferbasa, PetroRecôncavo, Suzano, Veracel, Wilson Sons, Bracell, Jacobina Mineração – Pan American Silver, além do apoio do Sebrae.

INDEX

Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia) idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.

A programação inclui palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participam das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.

Estarão presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Serão 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público esperado de 30 mil pessoas.

A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal.  O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede
 Bahia.