A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) de Feira de Santana, promoveu nesta segunda-feira (25), uma Ação Itinerante, na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, no Distrito da Matinha.
Durante a atividade, a delegada titular da DAI, Clécia Vasconcelos conduziu uma roda de conversa com alunos, pais e educadores, discutindo temas como racismo, bullying e práticas abusivas, reforçando a importância da atuação preventiva e educativa. Unindo prevenção, orientação e acolhimento, aproximando a Instituição das comunidades mais afastadas do centro urbano.
Para a delegada, o objetivo principal do encontro é garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à informação. “Para que elas saibam como buscar ajuda e entendam que a Polícia Civil é uma aliada na defesa dos seus direitos”, destacou a titular.
A programação incluiu orientações práticas sobre primeiros socorros, conduzidas por uma equipe multiprofissional composta por enfermeira, socorrista, bombeira civil, psicóloga e assistente social. Estudantes e familiares aprenderam como agir em situações de emergência, especialmente em casos de engasgo.
Para tornar o aprendizado mais acessível, a ação também contou com a apresentação de um monólogo teatral, abordando de forma lúdica e educativa a prevenção da violência e o enfrentamento ao bullying.
Fonte: Paloma Simina/Ascom-PCBA