A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Baixa Execução em Salvador. A ação tem como foco o cumprimento de mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação sobre fraude em contrato de manutenção de equipamentos de refrigeração em unidades do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
De acordo com o Draco, por meio da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), a empresa contratada teria recebido pagamentos por serviços que não foram realizados. Para simular as manutenções preventivas e corretivas previstas no contrato, avaliado em mais de R$ 2,9 milhões, teriam sido apresentados relatórios falsificados.
As investigações apontam que, em diversas comarcas, os serviços não foram prestados, apesar de constarem como executados nos documentos enviados. Entre os crimes investigados estão fraude à execução de contrato administrativo e falsificação de documentos.
O material apreendido durante a operação será analisado e servirá para embasar novos desdobramentos do caso. Até o momento, a Polícia Civil não confirmou prisões ou a aplicação de outras medidas cautelares.