Alagoinhas Alagoinhas
Polícia Ambiental apreende mais de 100 aves silvestres em operação em Alagoinhas
Ação da Coppa resultou na detenção de dois suspeitos e no resgate de espécies como canário-da-terra, sabiá-laranjeira e azulão.
11/08/2025 07h40 Atualizada há 3 meses
Por: Redação Fonte: Redação, com informações do DCS/PM
Foto: reprodução/COPPA

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam 106 aves silvestres durante uma operação realizada na manhã de sábado (9), em Alagoinhas. A ação visava combater o comércio ilegal de animais da fauna brasileira.

Entre as espécies resgatadas estavam canário-da-terra, sabiá-laranjeira, azulão, entre outras protegidas pela legislação ambiental. As aves eram mantidas em cativeiro para venda, prática proibida pela Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, que prevê detenção de seis meses a um ano e multa para quem captura, vende ou mantém espécies silvestres sem autorização.

Durante a operação, dois homens foram detidos e conduzidos à Delegacia de Alagoinhas, onde foram autuados e ficarão à disposição da Justiça. As aves resgatadas passarão por avaliação veterinária e reabilitação, antes de serem devolvidas ao seu habitat natural.

De acordo com a Polícia Ambiental, ações de fiscalização como esta são fundamentais para combater o tráfico de animais silvestres, crime que ameaça a biodiversidade e coloca em risco espécies nativas.