Geral Bahia
Baianos viajam para competição nacional de calistenia em Brasília com apoio da Sudesb
Com uma delegação de 30 pessoas, a Bahia vai marcar presença na competição nacional de calistenia, que acontece neste sábado (9) e domingo (10), na...
08/08/2025 19h40
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Com uma delegação de 30 pessoas, a Bahia vai marcar presença na competição nacional de calistenia, que acontece neste sábado (9) e domingo (10), na arena Mané Garrincha, em Brasília. Para participar do Street Workout BOPGAMES, os atletas baianos receberam apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A vice-presidente da Federação Baiana de Calistenia (FBC), Aline Sena, fala sobre a expectativa para participação dos 23 atletas baianos na prova. “Temos chances reais de trazermos pódios. Através desse apoio da Sudesb, conseguimos reunir atletas de várias regiões da Bahia que agora vão ter a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude. Eventos como esses mostram que os atletas têm talento e chances de se destacar nacionalmente. O que aumenta a dedicação deles ao esporte”.

No histórico do estado, há o resultado de Gabriel Cruz, de 16 anos, que em sua primeira participação no Street Workout levou o 3º lugar. Outros nomes da Bahia que alcançaram o pódio no ano passado também estarão presentes na prova, como Luan Coelho, Cláudia Magalhães e Lucas Vinicius.

De olho em melhorar o rankeamento nacional dos atletas baianos e colaborar com seu desenvolvimento na modalidade, o roteiro do transporte inclui parada em quatro municípios do estado para abranger atletas de diferentes regiões. A saída aconteceu  nesta quinta-feira (7), de Salvador (bairro Pernambués, na Av. ACM), às 19h, então o transporte seguiu com parada em Madre de Deus, Santo Antônio de Jesus, Santa Inês e Luís Eduardo Magalhães.

Aline reforça a importância do apoio da Sudesb para a participação dos atletas no evento nacional e para o desenvolvimento da modalidade na Bahia. “Custos com viagem, inscrições, hospedagem e alimentação inviabilizam para muitos a participação nos eventos. Esse apoio com transporte gera redução dos gastos e permite que mais atletas possam se conectar e representar nosso estado Brasil afora”, afirma.

Fonte: Ascom/Sudesb