O turismo baiano segue crescendo acima da média nacional, com destaque para a chegada de viajantes internacionais. De acordo com dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, de janeiro a julho de 2025, a Bahia recebeu 117.366 turistas estrangeiros, 63,42% a mais que no mesmo período do ano passado. Já a média de crescimento no país foi de 47,5%.
Somente no mês de julho deste ano, 15.636 turistas do exterior desembarcaram nos aeroportos baianos, representando um aumento de 54%, em comparação com o mesmo mês de 2024. Mais uma vez, o estado ficou à frente do Brasil, que contabilizou acréscimo de 41,9% de visitantes de outros países.
Nos sete meses registrados, os argentinos lideraram as chegadas à Bahia (51.676), seguidos de portugueses (13.041), uruguaios ( 10.605) e franceses ( 9.015). Os países de origem dos viajantes possuem conectividade aérea com o estado.
Para o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, os números positivos refletem a estratégia da pasta para aumentar a participação baiana no mercado internacional da indústria de viagens. “Esse crescimento contínuo é resultado do esforço do Governo do Estado, na captação de novos voos internacionais e promoção do destino Bahia, nas principais feiras de turismo e roadshows do mundo, entre outras ações. A divulgação da infraestrutura e da diversidade de experiências que oferecemos tem estimulado a vinda de pessoas de outros países. A tendência é de seguirmos crescendo, em função da abertura do voo da Cidade do Panamá para Salvador, no verão, mais uma conquista desse trabalho”.
Promoção internacional –A Setur-BA participa do Meeting Brasil- Latin America, evento itinerante que envolve operadoras turísticas, agentes de viagens e companhias aéreas, em cinco países sul-americanos, com capacitações sobre os destinos baianos e rodadas de negócios.
Nesta semana, a secretaria atuou em Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). As próximas etapas serão em Córdoba (Argentina) e Bogotá (Bolívia), nos dias 11 e 13 de agosto, respectivamente. No total, cerca de 1,5 mil profissionais do turismo serão capacitados.