Bahia Bahia
MPBA inaugura centro de acolhimento a mulheres vítimas de violência no Shopping Bela Vista
Estrutura contará com atendimento psicológico, social e encaminhamentos especializados para casos de violência doméstica e de gênero
08/08/2025 17h04
Por: Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) inaugura, na próxima segunda-feira (11), às 9h, o primeiro espaço permanente de acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero dentro de um estabelecimento privado. A unidade funcionará no Shopping Bela Vista, em Salvador, e integra o projeto “Luto por Elas”.

A iniciativa conta com a parceria do bloco carnavalesco “As Muquiranas”, da Prefeitura de Salvador e de outras instituições. O espaço será destinado ao atendimento, acolhimento e encaminhamento de casos, com atuação de funcionários capacitados, estagiários de Psicologia e Assistência Social. No local, serão realizadas oitivas das vítimas, preenchimento de formulários de risco e direcionamentos necessários para órgãos competentes.

No mesmo dia, será inaugurada no shopping a “Sala Agosto Lilás”, ambiente dedicado à promoção de debates sobre conscientização e prevenção da violência contra as mulheres, além de oferecer orientações a vítimas. A ação integra a programação da campanha Agosto Lilás, que reforça a importância de combater todas as formas de violência de gênero.