Geral Bahia
Seagri promove integração com secretarias municipais do Médio Rio de Contas para fortalecer agropecuária regional
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) realizou uma reunião com secretários municipais de Agricult...
08/08/2025 11h55
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) realizou uma reunião com secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios que integram o território Médio Rio de Contas, no Sul do estado. O encontro, coordenado pelo chefe de gabinete da Seagri, Vivaldo Góis, nesta quarta-feira (6), teve como objetivo estreitar o diálogo com os gestores locais e apresentar o funcionamento da pasta. Participaram representantes de Ubatã, Manoel Vitorino, Ubaitaba e Ibirapitanga, que compareceram em nome dos 16 municípios do território.

Durante a reunião, Vivaldo Góis apresentou os principais programas e iniciativas da Seagri, como o portfólio de equipamentos agrícolas disponíveis para apoio às prefeituras e consórcios, o calendário de eventos agropecuários e as ações voltadas ao fortalecimento da produção rural. “O trabalho em prol da agropecuária é feito em conjunto entre o Governo do Estado e os municípios, com a participação dos deputados estaduais e federais, que destinam emendas parlamentares, fundamentais para a entrega de máquinas e apoio a eventos no setor agropecuário”, explicou o chefe de gabinete da Seagri.

O encontro contou ainda com a presença do diretor de irrigação da Seagri, Djalma Pereira, e da assessora técnica Jorgete Oliveira, que compartilharam informações sobre projetos de agricultura irrigada e desenvolvimento sustentável.

Durante a agenda, os secretários municipais convidaram representantes da Seagri para participarem das exposições agropecuárias de Ipiaú e Ubatã, eventos tradicionais que movimentam a economia local e valorizam a produção regional.

Diversidade agrícola e potencial regional -O território do Médio Rio de Contas possui uma economia agrícola diversificada, com destaque para a pecuária na zona semiárida e a produção de cacau na zona úmida. Também são cultivados abacaxi, abacate, tomate, maracujá e culturas de subsistência, como milho, feijão e mandioca. Jequié, principal centro urbano da região, concentra serviços, comércio e abriga um distrito industrial que impulsiona o desenvolvimento regional.

Fonte: Ascom/Seagri