A cidade de Teixeira de Freitas sediou, nesta sexta-feira (7), a 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (5ª CTPM), promovida pela Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, a Coordenação dos Territórios de Identidade da Bahia e o Colegiado de Desenvolvimento Territorial Sustentável – a Codeter Extremo Sul.
Dos 13 municípios do Território Extremo Sul, 12 realizaram conferências municipais de políticas para as mulheres. Todos os municípios estiveram representados na conferência territorial, reunindo mais de 150 mulheres, lideranças femininas, representantes de movimentos sociais, indígenas, quilombolas, mulheres rurais e urbanas, além de autoridades estaduais e locais. A conferência aborda o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas” e aconteceu no Colégio Estadual da Polícia Militar Anísio Teixeira.
Durante a abertura, Luciana Mota, superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, destacou a importância das etapas territoriais como instrumento de escuta e diagnóstico da situação das mulheres nos municípios.
“A Secretaria de Política para as Mulheres, cumprindo o Regimento Nacional e Estadual, inicia essa semana as etapas territoriais das Conferências de Política para as Mulheres. É momento de pensar o território a partir da realidade de cada município. Vamos observar o que tem em comum na avaliação das políticas públicas para as mulheres e onde precisamos avançar. O Território Extremo Sul, onde a maioria dos municípios realizou conferências municipais, merece reconhecimento, e demonstra o compromisso desse território com a política para as mulheres”, afirmou.
Vanuza Vieira, representante da Coordenação Estadual dos Territórios e membro da Câmara Temática de Mulheres do Território, reforçou a relevância do evento como espaço de construção coletiva. “É um momento de extrema importância. Esperamos sair daqui com propostas consolidadas, que traduzam as vivências e desafios enfrentados pelas mulheres em seus cotidianos, as angústias, os gargalos e todas as formas de violência que essas mulheres enfrentam no seu cotidiano. Que essas propostas possam futuramente se tornar políticas públicas efetivas”.
A coordenadora do Codeter Extremo Sul, Fabiana Longo, também destacou a pluralidade das vozes presentes na conferência. “Viemos de um longo percurso das conferências municipais e temos representação de todos os 13 municípios do nosso território. Esse é um momento de escuta e também de levar nossas demandas. Queremos mais espaço, mais mulheres na política e, principalmente, a garantia dos nossos direitos para uma vida com mais dignidade”.
A etapa territorial é parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá de 27 a 29 de agosto de 2025, em Salvador, e reunirá representantes de todos os territórios da Bahia para consolidar propostas que irão compor a agenda estadual e, posteriormente, nacional. A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) está prevista para setembro no Distrito Federal.
Mais territórios - As conferências também estão sendo realizadas em outros territórios durante esta semana. Nesta sexta-feira (8), serão realizadas, simultaneamente, as conferências em Riacho de Santana, no Centro de Treinamento de líderes de Riacho de Santana, às 9h, integrando os Territórios de Identidade Bacia do Paramirim, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente; em Seabra, no Ifba, às 8h, integrando os TI da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu; e em Eunápolis, às 8h, na Câmara Municipal, no Território de Identidade Costa do Descobrimento. Nessa quarta-feira, a CTPM aconteceu em Barreiras.
Acesse as informações sobre as conferências no site e nas redes sociais @spmba.
Fonte: Ascom/SPM