As Conferências de Políticas paras as Mulheres foram realizadas em mais de 160 municípios na Bahia, entre os meses de maio e julho deste ano. O balanço foi feito pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), que coordena esse processo em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM). O dado representa um recorde de mobilização e engajamento com relação à última Conferência, em 2015, que envolveu 93 municípios.
As conferências municipais são uma etapa preparatória das Conferências Territoriais, que acontecerão neste mês de agosto e antecedem a Conferência Estadual programada para os dias 27, 28 e 29 de agosto, em Salvador. “Este é um momento muito especial que estamos vivendo. Por todos os cantos, em todos os territórios de identidade, as conferências municipais foram um movimento potente, que envolveu movimentos de mulheres e feministas, representantes dos poderes públicos e da sociedade civil. Foi um processo de ampla participação popular e construção coletiva sobre políticas públicas que refletem a realidade e as necessidades das mulheres em toda a Bahia”, comentou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas”, as conferências municipais abrangeram diferentes atividades como palestras e mesas de debates. Aos grupos de trabalho, coube avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento das políticas para as mulheres, a partir de cinco eixo temáticos: Participação política paritária e fortalecimento da democracia; Enfrentamento às violências de gênero; Autonomia econômica e mundo do trabalho; Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; e Educação não-sexista e cultura igualitária.
Outro encaminhamento foi a eleição das delegadas que participarão da etapa das Conferências Territoriais, cuja programação ainda será divulgada pela SPM. A chefe de gabinete da SPM, Neia Bastos, lembrou que os municípios devem enviar o relatório da conferência, junto com a lista das delegadas eleitas para o e-mail: 5.cepm@spmba.ba.gov.br , no prazo de até cinco dias após o encerramento do evento. “Esta é uma parte protocolar importante para a consolidação deste processo. Ao mesmo tempo em que fazemos esse lembrete, queremos parabenizar todas as prefeituras, os organismos de mulheres e todas as pessoas que fizeram parte deste momento tão valoroso para fortalecer, ampliar e garantir mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas as mulheres na Bahia”, afirmou.
Fonte: Ascom/SPM