Geral Bahia
Em Brasília, comitiva do Governo do Estado discute Plano Nordeste de Transformação Ecológica
Compondo a comitiva do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta quinta-feira (24), da oficina de constr...
25/07/2025 21h40
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Compondo a comitiva do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta quinta-feira (24), da oficina de construção do Plano Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE). Organizado pelo Consórcio Nordeste, o evento reuniu representantes dos estados da região em torno de uma agenda comum de desenvolvimento, com foco na territorialização, neoindustrialização, sustentabilidade e justiça social. A delegação baiana contou com representantes das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Agricultura (Seagri), Meio Ambiente (Sema) e Casa Civil.

Representando o secretário Angelo Almeida, o diretor de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da SDE, Tarcísio Branco, destacou que o PTE-NE tem como objetivo fortalecer diretrizes e propor políticas públicas integradas para o desenvolvimento sustentável. Ele também ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para alinhar os próximos passos da agenda climática da região.

“Aproveitamos para discutir as próximas etapas de consulta pública à sociedade e iniciar o debate sobre a unificação de propostas que antecedem a COP, com o objetivo de consolidar diretrizes que poderão ser apresentadas de forma conjunta na COP30”, destacou.

O gestor destacou ainda o caráter abrangente do programa. “A iniciativa vai além da agenda ambiental, incorporando temas como bioeconomia, integração regional e desenvolvimento tecnológico, dentre outros eixos”, completou.

Durante o encontro, a SDE também discutiu programas e ações já em execução no Estado, com foco no desenvolvimento sustentável e na transformação ecológica. Entre os destaques, esteve o Programa Estadual de Transição Energética (Protener), que foi apresentado como uma política pública transversal, alinhada aos eixos da Estratégia Nacional de Transição Ecológica.

Fonte: Ascom/SDE