A Secretaria de Manutenção (Seman) tem realizado um trabalho contínuo de manutenção da rede de drenagem em diversas localidades de Alagoinhas. De fevereiro e julho deste ano, já foi feita a substituição de mais de 700 manilhas. A ação visa a garantir o bom funcionamento do sistema de escoamento de águas pluviais, prevenir alagamentos e melhorar as condições das vias públicas.
Os serviços incluem a desobstrução da rede, feita com o auxílio do caminhão hidrojato, a substituição e reparo de manilhas danificadas. De acordo com o diretor de Vias Públicas e Estradas Vicinais, Renato Mascarenhas, as fissuras nas manilhas podem ocorrer devido ao peso excessivo dos veículos que circulam nas vias, à compactação natural do solo ou até mesmo à presença de raízes de árvores, o que compromete a estrutura da rede subterrânea. Outra causa para o problema é a ligação indevida de esgoto à rede de drenagem, projetada exclusivamente para a captação de águas das chuvas.
“Esses danos acabam provocando o afundamento da pavimentação e a formação de buracos nas ruas. Por isso, é essencial identificar e corrigir os problemas o quanto antes”, explica Mascarenhas.
Três equipes da Seman estão mobilizadas diariamente para atender à demanda. Uma delas atua prioritariamente na região central da cidade, enquanto as outras duas se dedicam aos demais bairros do município. O trabalho começa com a vistoria técnica, identificação do problema e, em seguida, a intervenção com os serviços de desobstrução e reparo.
Raphael Ferrão, assessor técnico da Seman, informa que uma equipe da secretaria se dedica à vistoria periódica para identificar os pontos em que há a necessidade de intervenção. Além disso, a população colabora com o serviço por meio da central de atendimento da Seman.
“As manutenções frequentes trazem benefícios diretos para os moradores. Com a rede funcionando corretamente, diminuímos o risco de alagamentos, eliminamos o mau cheiro e melhoramos as condições de tráfego nas ruas, com a pavimentação em melhores condições”, ressalta Raphael.