Geral Bahia
Segundo dia do Encontro Estudantil movimenta Feira de Santana com oficinas, projetos e desafios de inovação
Feira de Santana continua respirando criatividade e protagonismo no segundo dia do Encontro Estudantil 2025. O evento reúne estudantes da rede esta...
17/07/2025 21h40
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Feira de Santana continua respirando criatividade e protagonismo no segundo dia do Encontro Estudantil 2025. O evento reúne estudantes da rede estadual para apresentar ideias, compartilhar experiências e mostrar a força da escola pública baiana. Nesta quinta-feira (17), os participantes seguem envolvidos em uma programação intensa com oficinas, palestras, rodas de conversa e exposição de mais de 260 projetos, nos estandes.

Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, o encontro é um espaço que estimula a transformação de projetos escolares em trajetórias de vida. “Esta etapa tem sido um momento incrível de celebração da ciência, da arte e da cultura produzida por nossos jovens. Foram dois dias intensos de troca, protagonismo e valorização do trabalho desenvolvido nas escolas. O sentimento é de orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo ao investir na educação pública com qualidade e inclusão”, destacou.

Um dos momentos mais aguardados do dia é o Ringue de Projetos, através do qual três estudantes serão selecionados para participar do Bahia Tech Experience (BTX), evento nacional de inovação que será realizado em Salvador, no mês de outubro. Na disputa, cada participante tem até três minutos para apresentar sua ideia a uma banca avaliadora, no formato de pitch — uma apresentação breve e objetiva, comum em eventos de inovação. Essa atividade é resultado da oficina "Aprenda a vender seu peixe – escritórios criativos", promovida pela Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado, que capacitou os estudantes para comunicar seus projetos de forma clara, estratégica e envolvente.

Mylla Barbosa Macohan, 17 anos, estudante da 3ª série do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Luciana Aguiar Viana, vai participar da competição com o projeto "Revitalização da cultura do uso de retalhos: sustentabilidade, moda moderna e história têxtil, que tem como objetivo resgatar a cultura do reaproveitamento de retalhos, mostrando que a moda vai além de tendências descartáveis.

“Eu me preparei bastante e, mesmo nervosa, estou encarando este desafio de frente. Vou apresentar um projeto que valoriza a cultura do uso dos retalhos, unindo moda, sustentabilidade e memória afetiva. A gente mesma produz as peças com costureiras da comunidade, resgatando saberes tradicionais e propondo uma moda com mais consciência”, ressaltou.

Fonte: Ascom/SEC